Aprenda a diferenciar seu produto oferecendo serviços

Muitas vezes o setor de serviços acaba subestimado e negligenciado. É visto como a área de manutenção ou outras “chatices”, mas na verdade ele pode ser toda a diferença entre sua empresa e a concorrência. O serviço oferecido pode agregar um enorme valor ao seu produto e aumentar a rentabilidade de seu relacionamento com o cliente. Agora, como fazer isso? Separamos algumas dicas!

– Ofereça uma boa assistência: em caso de problemas com os produtos, é muito mais cômodo aos clientes se eles sabem que eles podem contar diretamente com sua empresa ao invés de procurar algum outro lugar. Ao oferecer a assistência, certifique-se de que esse setor gerará mais facilidades ao seu cliente, oferecendo contato direto com o técnico e atendimento 24h. Você até pode cobrar a mais por essa assistência, mas muitas vezes oferecer serviço gratuito ao seu cliente vai aumentar a fidelidade dele, a longo prazo.

– Ofereça opções flexíveis de serviço: se o cliente recebe opções que ele pode escolher de acordo com a sua própria necessidade, são grandes as chances de que ele fique extremamente satisfeito e isso também aumenta a fidelidade dele para com o seu negócio. Você pode oferecer, por exemplo, treinamento de equipe, caso seu cliente tenha a própria, bem como suporte técnico e acesso a especialistas.

– Invista em suporte: para oferecer um serviço de alta qualidade é necessário investimento. Você deve se preocupar com instalações adequadas, infraestrutura, comunicações eficientes e muito foco em melhorar cada vez mais o atendimento. É interessante até criar um site específico relacionado à assistência que sua empresa oferece.

E para além da assistência técnica? Use a criatividade para agregar valor ao seu produto! Pense em pacotes de produto/serviço que podem facilitar a vida de seu cliente e/ou deixarem-no encantado com sua empresa. Alguns exemplos: uma loja de vestidos que ofereça ajuste gratuito no momento da compra; uma loja de artigos para bebês que oferece a lista do enxoval para que você não tenha que pensar nela; uma loja de câmeras que ofereça um mini-curso de técnicas básicas de fotografia. São infinitas as possibilidades!

E um lembrete importante: ao começar a pensar nesse assunto, não caia nos erros comuns de tentar oferecer como diferencial algo completamente básico, como por exemplo instalação dos produtos e não investir em uma boa infraestrutura. Não adianta oferecer um serviço de forma não planejada e capenga, tá?