Como planejar as promoções

Você sabia que as promoções, que também são jogadas de marketing, representam 20% da cesta média de compras do consumidor? Pois é. Hoje vamos conversar um pouco sobre sua importância e sobre como planejá-las!

As vantagens das promoções são inúmeras, para todos os lados. Estimulam os consumidores, vão ao encontro dos interesses dos varejistas e ajudam os gerentes das marcas a baterem suas metas de vendas. Além disso, elas trazem resultados mensuráveis e imediatos, o que faz com que sejam fáceis de justificar financeiramente.

Para que uma promoção seja executada com sucesso, entenda a demanda de seu público. Pesquisas mostram que os consumidores reagem mais satisfatoriamente a promoções instantâneas, como a diminuição do preço de um produto, e já não curtem tanto promoções que funcionam com o acúmulo de pontos, por exemplo. Procure entender qual formato é o ideal para o seu tipo de produto/serviço e seu público. Quando isso estiver decidido, trace todos os focos e objetivos da sua promoção. As motivações devem ser sempre claras.

É importante também que as regras estabelecidas estejam claras para todos. A oferta deve estar bem estabelecida e ser muito bem informada aos consumidores. Eles precisam entender o que é preciso fazer, qual a disponibilidade da oferta e até que data ela vai, por exemplo. Durante o período promocional, certifique-se de que sua comunicação está focada nisso, distribuindo incentivos, estimulando os participantes e mantendo toda a equipe informada sobre os progressos.

Após cada processo promocional, não esqueça de propor avaliações, em equipe, de sua eficácia, de todos os pontos positivos e negativos.