Montando seu plano de marketing – Parte II

Semana passada começamos a ensinar passo a passo de como montar um bom plano de marketing, e hoje vamos continuar com essa lista! Se você não viu o começo, corre lá, e se você já viu, continue aqui com a gente. Sem mais delongas, vamos lá:

– Estime os resultados: Os objetivos de marketing devem ser sempre específicos, mensuráveis e realizáveis. Não adianta, por exemplo, dizer que durante o ano sua empresa deve “aumentar o número de clientes”, porque isso é muito aberto. Uma meta deve ser quantificada, como por exemplo “aumentarmos 300 clientes até o final do ano”, ou “aumentar o faturamento em 5%”.

– Gere estratégias de marketing: Suas estratégias descrevem os métodos que serão utilizados para que os objetivos sejam alcançados. No marketing, geralmente elas são referenciadas como os 4 “P”s: Produto, preço, ponto de venda e promoção. Deve-se pensar então em quais benefícios o seu produto ou serviço traz aos consumidores, qual será o preço que atrairá seu público alvo, quem serão seus clientes primários (como super mercados, por exemplo, que venderão seu produto ao consumidor final) e como eles podem ser encontrados e fidelizados. Depois que as estratégias forem definidas, é importante destrincha-las para que cada uma gere seu próprio plano de ação.

– Comunique o seu plano: Comunicação é fundamental. É importante que toda a empresa esteja alinhada com esse plano para que todos possam agir com o mesmo foco, senão todo esse trabalho não vai adiantar de muita coisa. A teoria precisa funcionar na prática!

– Monitoramento: Depois que o plano for feito e colocado em ação, parte-se para a parte do monitoramento. Ele deve estar sempre sendo acompanhado, revisto, e se necessário, alterado para que esteja sempre fazendo sentido com os ideais e com a evolução do seu negócio.

Nos encontramos semana que vem para conversar sobre Pesquisa de Mercado. Até lá!