O que é preciso fazer para estudar fora do país?

estudar fora do país
estudar fora do país

Se tratando de outro país, o estudo fora do Brasil parece complicado, porém, é um sonho de muitos que querem explorar novos horizontes e conhecer outras culturas e, por isso, alguns se perguntam o que é preciso fazer para conseguir estudar fora do país.

Tenha em mente que, apesar de ser trabalhoso por tomar uma parte do seu tempo, o intervalo de preparar o que é necessário será recompensado lá na frente quando você conseguir alcançar seu objetivo.

Veja neste texto o que é necessário para se estudar no exterior, além de algumas dicas para passar por esse processo gratificante.

Como funcionam os processos seletivos nas faculdades lá fora?

Antes de tudo, é importante que você saiba como funciona o sistema de educação superior em outros países, pois ele não funciona como no Brasil.

Em nosso país, existe o método do vestibular, que já nos acostumamos, porém, em outros lugares as formas de se entrar em uma faculdade são diferentes.

Por exemplo, no Brasil, se você perder o ENEM ou a prova de admissão da faculdade, vai ter que esperar de seis meses a um ano para tentar de novo.

Já nos Estados Unidos ou Canadá, o sistema é um pouco mais abrangente, onde busca um entendimento geral da sua vida em vários quesitos.

Essa avaliação em cima da vida do interessado vale tanto para graduações, mestrados e doutorados.

Aqui no Brasil, as notas boas que você tira não são muito importantes na hora do ENEM e vestibular, porém, em outros países, elas representam parte do que será avaliado.

Fazer provas

Não fazer vestibular para essas instituições não quer dizer que você não fará provas, outra parte da nota dependerá de você conseguir passar nessa avaliação de conhecimento.

Caso seja de interesse seu ir para uma faculdade, será necessário fazer o SAT (Scholastic Aptitude Test ou Teste de Aptidão Escolar) ou o ACT (American College Testing ou Teste de Faculdade Americano) que comprovarão o conhecimento do Inglês, Matemática e Ciências.

Em mestrados e doutorados, se aplicam os testes GMAT (Graduate Management Admission Test ou Teste de Admissão de Gestão de Pós-Graduação) e o GRE (Graduate Record Examination ou Exame de Registro de Graduação).

As duas provas são utilizadas principalmente nos EUA e no Canadá, onde é solicitado em casos de MBAs, tendo exames mais detalhados.

Esses pontos são comuns entre as faculdades, porém, cada instituição tem legislações e editais diferentes, por isso, não é possível afirmar o que será pedido, sendo assim, fique atento aos sites das faculdades que irão especificar suas provas.

Tirar passaporte

Se você precisa fazer qualquer coisa fora do país, ter um passaporte será necessário. Comece a ver essa questão cedo, pois o procedimento pode levar um bom tempo para ser finalizado e você não quer ter atrasos na Hora H, certo?

Se você já tiver um, tome cuidado, algumas instituições pedem que o documento esteja um pouco longe do vencimento, confira se a data do seu passaporte bate com a pedida pela universidade.

Consiga seu visto de estudante

Em alguns lugares é preciso ter um visto de residência ou de estudo para ficar no país durante o período que você estudará e, assim como o passaporte, verifique esse documento o quanto antes para não ter atrasos com as burocracias desse processo.

Você pode pegar as informações de outros documentos em sites de embaixadas e consulados, assim garantindo que não vai ter contratempos com essas questões.

Verifique os documentos exigidos pelas instituições de ensino

Ainda no assunto de documentos, as instituições de ensino também exigem alguns papéis a mais para ser admitido. Diplomas, históricos escolares e comprovantes de renda estão entre eles.

Inclusive, esses documentos variam de uma instituição para outra, então verifique bem essa parte. Em geral, as declarações necessárias para o estudo lá fora são:

  • Histórico escolar;
  • Prova de conhecimento;
  • Prova de proficiência em inglês;
  • Essays (trabalho analítico);
  • Cartas de recomendação dos seus professores
  • Bolsas de estudos;
  • Passaporte e visto.

Esse tópico não foge ao conselho do passaporte e do visto: verifique-os também com antecedência para que os documentos sejam entregues à escola, curso ou faculdade que você irá estudar.

É preciso lembrar que os papéis precisam passar por uma tradução juramentada para terem efeito legal no exterior e é recomendável que você procure por uma empresa especializada nessa área, afinal, também é outro tópico que necessita de tempo e atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *