Público-alvo X Persona: Entenda as diferenças para acertar nas suas estratégias de marketing

O mundo digital trouxe diversas inovações para quem pretende abrir um negócio e construir uma marca usando as redes sociais, e saber definir o seu público-alvo e sua persona é extremamente importante para esse desejo se realizar.

No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam como se deve traçar um público-alvo e ainda mais, descobrem que também é necessário desenvolver uma persona para o seu negócio, o que dificulta ainda mais esse processo de criação. 

Público-alvo e persona podem parecer a mesma coisa para alguns, mas são conceitos completamente diferentes, cada com suas determinadas características e resultados. 

Por isso, preparamos este artigo explicando a diferença entre esses dois termos e a importância de cada um para o seu negócio, com exemplos e dicas práticas para te ajudar nesse desenvolvimento. 

O que é público-alvo? 

Quando falamos de público-alvo, nos referimos a um grupo de pessoas que possuem as mesmas características, gostos e preferências. 

Colocamos elas dentro de uma caixa onde saberemos exatamente o que elas querem. 

Se você possui uma administradora de condomínios em João Pessoa, sabe que o seu público-alvo serão as pessoas dessa mesma região. 

A construção do público-alvo é mais simples do que a da persona, pois ele não se preocupa em estudar a fundo as características de cada um, ele apenas procura saber o que a maioria deseja e supre essa vontade. 

Normalmente, o conceito de público-alvo se preocupa em coletar informações mais superficiais e básicas sobre as pessoas, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Região;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Profissão.

São informações padrões sobre a vida de qualquer pessoa e que te ajudam a criar esse público-alvo.

Como construir o meu público-alvo?

Mesmo que o conceito de público-alvo pareça mais simples do que o persona, ele também exige esforço e dedicação como qualquer outra estratégia dentro do marketing digital.

A melhor forma de definir o seu público-alvo é fazendo pesquisas e avaliando quais são as pessoas que mais se interessam pelo seu serviço e interagem com você por meio dos meios digitais. 

Para saber qual o público-alvo de um consultor que realiza a gestão de folha de pagamento, é necessário fazer uma pesquisa sobre qual o tipo de pessoas que mais procuram por esse serviço. 

Essas pesquisas podem ser realizadas usando a internet ou até mesmo por meio das redes sociais e suas ferramentas de comunicação, disponibilizadas para interagir ainda mais com o seu público. 

Exemplos de público-alvo 

Para tornar toda essa explicação ainda mais simples para você, separamos dois exemplos de público-alvo sobre áreas diferentes. Confira: 

Exemplo um 

Uma empresa de consultoria tributaria, após pesquisas realizadas descobriu que esse público trata-se de homens, entre 25 e 35 anos, com ensino superior completo, noivos e a procura de uma equipe para ajudá-lo a construir sua nova casa.

Exemplo dois 

Uma cabeleireira realiza as suas pesquisas e descobre que seu público-alvo se trata de mulheres de 20 a 30 anos, solteiras e que desejam fazer uma mudança na aparência para melhorarem a sua autoestima. 

Esses são exemplos que abordam áreas totalmente diferentes e que provam que o público-alvo é necessário para todo tipo de negócio. 

Qual a importância do público-alvo? 

Muitos se perguntam sobre a importância da construção de um público-alvo. Acham que um negócio como um consórcio de casas não precisa disso, basta divulgar a empresa e está tudo certo. 

Mas, eles se esquecem que o meio digital é muito diferente e as formas de se divulgar e atrair novos clientes mudaram de compromisso, e não definir um público-alvo pode ser um grande erro que coloque o seu negócio em risco. 

Definir o público-alvo ajuda você e a sua equipe a saberem para quem o seu serviço ou produto será entregue e quais as estratégias de marketing serão mais eficazes para essas pessoas. 

Com esse público definido, todo o seu planejamento será ainda mais simples e os resultados serão cada vez mais eficazes. 

O que é persona? 

Agora que você já entendeu sobre o que se trata o público-alvo, vamos a segunda parte do nosso texto onde abordaremos outro conceito ainda pouco conhecido no meio digital, mas extremamente importante para o seu negócio, a persona. 

Você já viu que o conceito de público-alvo se baseia na criação de um grupo de pessoas com as mesmas características e desejos. 

Já quando falamos de persona, estamos nos referindo a uma única pessoa, ou seja, as características e vontades individuais dela. 

O conceito de persona se baseia no conhecimento da vida e rotina de cada pessoa que se interesse pela sua marca, estudando a sua singularidade e originalidade. 

Não existe lógica em colocar diversas pessoas dentro do mesmo grupo, pois mesmo que elas tenham as mesmas características, ainda assim são pessoas diferentes e únicas. 

Não dá para afirmar que todo o bombeiro irá contratar a sua empresa para retirar uma AVCB bombeiros, pois alguns deles já podem ter o documento ou às vezes desistem da profissão. 

Por isso, a persona se tornou um conceito muito usado no meio digital justamente por tratar cada pessoa de forma única e individual, entendendo quais são os medos e vontades de cada uma delas. 

Portanto, para tornar esse processo ainda mais fácil, é criado um personagem fictício para cada marca, e esse personagem irá conter as informações primordiais para saber qual a persona do seu negócio e investir em estratégias adequadas para ela. 

Algumas dessas informações são:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Renda mensal;
  • profissão;
  • Formação acadêmica;
  • Desafios e desejos;

Por mais que essas informações sejam parecidas com a construção do público-alvo, a forma como o perfil da persona é feito é totalmente diferente. 

 Afinal de contas, não queremos colocar todas as pessoas em um único grupo, queremos entender as vontades e desafios de cada uma delas. 

Como construir uma persona? 

O processo para constituir a sua persona não é tão diferente do processo da criação de um público-alvo, a diferença é que você irá ainda mais a fundo nas informações pessoais desses possíveis clientes.

Muito mais do que só saber que existe um grupo de pessoas à procura da sua dedetização escorpião, você precisa saber o porquê delas procurarem o seu serviço, o que tem incomodado elas e o que as levaram a contratar justamente o seu serviço. 

Para isso, você pode realizar pesquisas de satisfação com os clientes que você já possui ou até mesmo criar pesquisas individuais por meio das redes sociais para conhecer mais a fundo o perfil de cada peso que se interessa pela sua marca.

Exemplos de persona 

Exemplo um 

Uma clínica de estética possui o seguinte perfil de persona: Mariana, uma mulher de 25 a 40 anos, casada há cerca de 10 anos, tem 2 filhos, é empresária e está à procura de um procedimento como aplicação de varizes para melhorar a sua autoestima.

Exemplo dois 

Um professor de inglês possui o seguinte perfil de persona: João, um adoslevnnte entre 13 e 17 anos, terminando ensino médio e começando a ingressar no mercado de trabalho, ama filmes e músicas em inglês e deseja aprender uma nova língua.

Enquanto o público-alvo não se preocupa em saber as informações de cada pessoa, o conceito de persona vai mais a fundo e sabe quais são os motivos e razões desses clientes contratarem os seus serviços ou produtos. 

Qual a importância da persona?

Assim como o público-alvo, a persona é extremamente importante para te ajudar a criar estratégias e formas personalizadas de atendimento e captação de novos clientes. 

Existe uma grande diferença entre saber se um grupo de pessoas está a procura de um salão de festas e se uma determinada pessoa está a procura do valor do aluguel de sala por hora que a sua empresa oferece. 

Essas pequenas distinções fazem toda a diferença no seu planejamento e te mostra se vale mais a pena investir em um público-alvo ou persona para o seu negócio. 

Qual o melhor? Público-alvo ou persona? 

Muitos ainda se fazem essa pergunta esperando receber uma resposta muito clara e objetiva, porém, é necessário avaliar os objetivos e produtos da sua marca. 

Os dois conceitos são extremamente importantes, por isso, aproveite as redes sociais e o poder da internet para testar e construir os dois perfis. 

Dessa forma, você terá ainda mais informações sobre seus clientes para construir suas estratégias e gerando novas notícias

Quanto mais informação sobre o seu público melhor será para você e sua equipe, então conheça seus seguidores e clientes, saiba o que eles querem e veja se é mais prático para você construir e focar em um público-alvo ou persona.

Considerações finais 

Esperamos que este artigo possa ter feito você entender um pouco mais a diferença entre público-alvo e persona, trazendo exemplos claros e objetivos para te mostrar a importância deles para o seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.