A mudança de um imóvel para outro causa um misto de sentimentos, como alegria por estar dando um novo passo na jornada e um certo aperto de deixar para trás tudo o que foi construído ali. O processo de mudança envolve muitas etapas, como empacotamento de roupas, montagem e desmontagem dos móveis, frete, etc. Mas, uma questão muito importante e que não pode ser deixada de lado é a limpeza, que deve ser feita com maestria justamente para te ajudar em todo o processo.
Sendo assim, no post de hoje vamos te ajudar e dar várias dicas de como limpar o imóvel antes de se mudar. Assim que fechar o contrato com a imobiliária, você já pode começar a se organizar. Vamos lá?
1. Dê uma geral em seus armários
É fato que acumulamos muitas roupas com o passar do tempo, sendo essa uma ótima oportunidade para se livrar de itens não usados e indesejados. Portanto, separe algumas horas para esvaziar o armário e selecionar o que pode ser vendido em brechós ou doado para caridade.
Lembre-se que quanto menos coisas você tiver para transportar melhor será, sendo renovador ter um espaço mais livre em seu novo armário. Uma boa dica para quem quer descartar suas roupas não usadas, é visitar uma organização sem fins lucrativos criada justamente para quem precisa de novas peças.
2. Compre caixas organizadoras
É preciso ficar de olho em documentos e papelada, tomando muito cuidado para não perder nada importante. Para isso, o ideal é comprar caixas organizadoras específicas para documentos. Além disso, rotule todas elas com o máximo de informações possível para ficar mais fácil de encontrar os itens mais importantes depois que chegar em seu novo imóvel.
É importante lembrar que nem todos os documentos são importantes, como você pensa que são. Por exemplo, documentos de comprovação de declaração fiscal, como o Imposto de Renda, precisam ser guardados somente durante três anos. Caso você tenha um negócio, eles devem ser retidos por seis anos.
3. Reúna registros de benfeitorias e reformas
Ao avaliar os documentos, certifique-se de que os registros e recibos de reforma da casa ou apartamento estão com você. Eles podem ser bem úteis quando você está vendendo seu imóvel atual para fornecer à imobiliária o histórico da casa. Isso porque, os compradores ficam bem interessados para saber o que você fez com a propriedade e quando o fez, garantindo assim maior segurança e demonstrando os cuidados que você teve com o imóvel.
4. Organize a papelada
É fato que correspondências e outras papeladas podem ser acumuladas até mesmo com pessoas bem organizadas. Sendo assim, ao limpar as gavetas e armários do escritório, tenha paciência. Examinando toda a papelada acumulada você vai descobrir que grande parte não é mais relevante e pode ser descartada. O mais recomendado aqui é destruir documentos que contenham informações confidenciais e destinar para reciclagem o restante. Assim, além de diminuir a bagunça da nova casa você ainda contribui com o meio ambiente.
5. Limpe a cozinha
Nos armários e freezer da cozinha, você provavelmente possui uma grande quantidade de alimentos que já passaram da data de validade ou simplesmente não vão ser consumidos. Verifique todas as datas de validade e descarte os alimentos que não estão mais em bom estado. Além disso, no freezer é importante verificar se os itens armazenados estão ali há mais de três meses, pois nesses casos acabam perdendo sua qualidade. O ideal é descartar tudo o que você acha que está ali há mais tempo do que o necessário, e o que não pretende consumir, mas que esteja em boas condições, pode ser doado ao banco de alimentos local.
6. Elimine aparelhos eletrônicos antigos
Todos temos algum aparelho eletrônico que não usamos mais, seja um computador, laptop, TV ou celular. Por mais que você acredite que vá consertá-los um dia, o mais recomendado nesses casos é doá-los para organizações que trabalhem com esse tipo de descarte. O ideal é ligar com antecedência para verificar se o local realmente aceita os aparelhos, pois caso contrário é preciso encontrar um local que realize a destinação corretamente.
7. Prepare tudo com antecedência
Mudanças podem ser um pouco estressantes, isso é fato. Portanto, preparar com antecipação todo o processo pode te ajudar a reduzir as dores de cabeça. Assim que fechar com a imobiliária já comece a organizar seus pertences. Opte por aqueles que não utiliza com tanta frequência e deixe itens pessoais por último. Lembre-se que o ideal é começar tudo com pelo menos duas semanas de antecedência.
Então, com as dicas do post de hoje você terá uma mudança organizada e sem estresse. O mais importante é criar um planejamento para que todas as etapas sejam cumpridas dentro do prazo. Com isso, você economiza tempo e consegue se mudar ainda mais rápido e aproveitar ao máximo seu novo lar.