A Assessoria de Imprensa tem como principais objetivos ser uma ponte entre seu cliente e os veículos de comunicação.
Por meio da divulgação de informações das marcas e profissionais que representa, o trabalho de um assessor de imprensa tem como função o relacionamento com criadores de conteúdo, produzir conteúdo de qualidade e alavancar a imagem dos clientes.
Os pilares de uma assessoria de imprensa são:
- Bom planejamento
- Estratégias
- Relacionamento
- Credibilidade
- Agilidade e eficácia
- Responsabilidade
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é responsável por conquistar espaço e credibilidade de uma marca ou serviço na mídia por meio de notícias, reportagens e matérias.
É uma das ferramentas mais eficazes no desenvolvimento da reputação e relevância para uma marca.
Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação de marcas e empresas cujo objetivo é conquistar mídia espontânea, ou seja, o cliente não tem a necessidade de pagar por isso, seja na internet, jornais, rádio ou televisão.
É função do assessor transformar o seu cliente em notícia.
É muito comum vermos algumas pessoas famosas dizendo que a mídia interpretou de forma errada alguma coisa que ela disse em uma entrevista.
Por essa razão algumas empresas ou pessoas famosas acreditam que manter um pouco distante da mídia é uma boa alternativa para se manter longe de notícias negativas, pois essas ações podem causar um grande dano a sua imagem.
É fundamental o assessor ter um bom relacionamento com a imprensa, afinal, é ela quem promove o nome do seu cliente ao público e também divulga seus produtos e projetos.
Por essa razão é crucial que esse relacionamento seja claro, objetiva e que não haja espaço para interpretações erradas.
O assessor de imprensa deve confiar na mídia e vice-versa, pois assim essa parceria irá funcionar de maneira saudável e positiva para os dois lados.
Algumas funções de um assessor
- Planejamento de comunicação
Para ter um bom planejamento de comunicação, a assessoria de imprensa precisa traçar objetivos claros.
Definir um público-alvo exato, afinal, não importa se a estratégia é boa, se ela for direcionada para o público errado, perderá todo seu valor.
Identificar os melhores veículos para divulgar seus materiais.
- Gerenciamento de crise
O gerenciamento de crise em uma assessoria de imprensa não é necessariamente gerenciá-la, mas tentar antecipá-la e evitar que ela aconteça.
Algumas situações podem ser previstas e maiores são as chances de serem evitadas, não é preciso ser mágico, basta estar atento às notícias, principalmente se o cliente é uma pessoa pública.
Estar de olho nas redes sociais e os comentários que o público faz a respeito do seu cliente muitas vezes é possível entender o que está realmente acontecendo, e cabe a um bom assessor de imprensa, traçar uma estratégia para gerenciar essa crise evitando grandes escândalos.
- Cobertura de eventos
A participação em eventos é um dos trabalhos da assessoria de imprensa que exige bastante habilidade em reuniões com o cliente para entender como irá funcionar o evento e evitar que imprevistos aconteçam.
O assessor de imprensa é essencial nas duas etapas: durante o evento e no final do evento.
Durante o evento o profissional precisa estar presente antes mesmo do mesmo começar e se certificar que todas as informações serão divulgadas de maneira combinada, e no final do evento para avaliar os resultados obtidos com as notícias divulgadas.
- Capacita o cliente para dar entrevistas
O assessor precisa deixar bem claro para o seu cliente, que nem todas informações internas são interessantes para a mídia.
Por isso, é importante que o assessor planeje bem as pautas que serão usadas na entrevista, e capacite da melhor maneira o seu cliente, para evitar que ele no momento de nervosismo não fale mais do que deveria.
Diferente do que muitas pessoas pensam, a função da assessoria de imprensa não é somente deixar o seu assessorado em evidência e pronto, mas sim estabelecer um relacionamento com a imprensa e com o público.
Um dos grandes motivos de contratar o serviço de uma assessoria de imprensa é que, com a ajuda de profissionais capacitados eles conseguirão tornar o cliente atraente aos olhos dos meios de comunicação sem precisar pagar por isso.
Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.
Conheça também a drinteligente.com.br que vende remédio para concentração e foco a muitos anos, e feito história.