Desde que começamos a conversar por aqui sobre marketing já falamos bastante sobre a importância de ter objetivos muito bem definidos para qualquer estratégia a ser tomada. Agora, nessa nova série sobre a propaganda, não teria como ser diferente.
Antes do início de qualquer campanha de propaganda é extremamente importante a definição dos objetivos, porque só assim as ações executadas por ela terão um foco claro e um determinado resultado esperado. Não adianta nada começar uma corrida sem saber aonde e como queremos chegar.
E que objetivos são esses? Bom, eles devem ser pensados de acordo com a maior necessidade da sua empresa no momento. Alguns exemplos são
- aumentar a conscientização do público sobre sua empresa
- persuadir clientes a mudarem da concorrência para a sua marca
- comunicar os benefícios e vantagens do seu produto/serviço
- construir uma confiança na sua empresa
Esses são exemplos básicos, mas existem, é claro, muitos outros e também vertentes deles com pequenas alterações. O importante é ter em mente que qualquer que seja o seu objetivo, sua equipe deve ter certeza de que o sucesso dele depende muito da propaganda, da comunicação e da força dos outros aspectos do marketing.
Outra questão essencial relacionada aos objetivos é: eles não apenas devem ser traçados, mas devem ser tornados mensuráveis. Para que os resultados possam ser alcançados, é necessário que os objetivos gerais sejam esmiuçados em metas precisas, com números e dados. Só assim é possível entender se elas foram atingidas ou não. Exemplos:
- Alcançar um aumento de vendas de 15%
- Conquistar 500 novos clientes
- Influenciar 30% do público alvo a pedir mais informações sobre o produto
Semana que vem conversaremos um pouco mais sobre esses principais objetivos e como eles podem ser pensados. Até lá!