Lições empreendedoras com a Balenciaga

balenciaga
balenciaga

Para quem conhece Balenciaga e sabe de sua história, é fácil entender o porquê do grande sucesso da marca. 

A marca é uma das grifes mais renomadas no mundo da moda e trouxe para o mercado de luxo toda inovação necessária para se destacar entre os demais.

Caso você tenha mais curiosidades a respeito da marca e queira aprender algumas lições de como a grife empreendeu e se tornou uma das marcas mais bem avaliadas, leia o texto a seguir.

Expressão da marca

É admirável a maneira como a Balenciaga manifesta sua marca de diversas maneiras.

Com o uso da tecnologia, ficou bem mais fácil as grandes e até mesmo pequenas marcas alcançarem maior número de pessoas Quem já possuía uma grande empresa e tinha um grande alcance, conseguiu expandir ainda mais seus negócios. E agora, quem está começando ou já possui uma empresa menor, tem a oportunidade de investir mais facilmente no crescimento do seu negócio. 

O mesmo aconteceu com as grandes marcas, o investimento nos diferentes meios de se fazer publicidade, trouxe ainda mais visibilidade. O objetivo principal é estabelecer conexões com os consumidores por meio  da expressão da marca através de logotipos, design de produtos, símbolos e várias outras formas de chamar atenção do público. 

Mas você deve estar pensando: “Por que isso pode ser considerado como lição empreendedora? O que isso ajudaria no crescimento do meu negócio na área do empreendimento?” Pois bem, não só a Balenciaga, que estamos usando como exemplo, mas todas as marcas procuram investir nos meios publicitários que fazem com que cada vez mais o negócio tenha visibilidade. 

Esta é uma lição empreendedora importante para quem quer entrar para o rumo dos negócios. Ter uma grife de luxo ou uma marca conhecida em determinada região, não são requisitos para o uso desses meios, pelo o contrário. O investimento na área de comunicação, como o caso de marketing, irá ajudar para que o investimento nos negócios comece a valer a pena. Muitas empresas ficam estagnadas por conta da baixa atenção em certos detalhes, como o caso da expressão da marca. 

Algumas utilizam o maior número possível de expressões para estarem frequentemente na mente do consumidor. No caso da Balenciaga, a marca consegue fazer com que o consumidor associe o conceito de inovação, moda e estilo com seu nome e símbolo. Sempre que falam sobre “moda brega de luxo“, “tendência”  e “inovação”, na maioria das vezes, o nome da marca é o primeiro a aparecer na mente dos consumidores. Por isso, a forma como sua empresa se expressa na sociedade, é importante para seu empreendimento.

A marca nas redes sociais

Ainda falando mais um pouco sobre a expressão da marca, porém de maneira mais específica, outra lição empreendedora que a Balenciaga passa para o público é a participação e engajamento nas redes sociais. 

Vamos pensar no surgimento do instagram. Com a chegada da plataforma, ficou bem mais fácil a postagem de fotografias, devido aos vários recursos que a rede social oferece, além de cupom de descontos especiais para moda, sempre especial. No aplicativo da rede você pode compartilhar suas fotos, editá-las, colocar legendas e interagir com as postagens de terceiros. Dessa forma, muitas pessoas passaram a utilizar a plataforma, atraindo, consequentemente, várias empresas que resolveram utilizar o meio como estratégia de divulgação. 

Após o uso dessa rede pelas diversas marcas, foi necessário que para se destacar entre os demais, fosse necessário investir mais nas criações de conteúdo que chamassem mais a atenção do público. Analisando o perfil da grife no instagram, podemos notar o alto número de seguidores, além do alto engajamento nas postagens e interação com o público, totalmente necessário para seu empreendimento. 

Inovação do conceito “Moda de Luxo”

Inovação. Esta é a palavra que mais combina com a marca. A grife em questão, causa estranheza às pessoas pelo estilo mais mundano de suas peças. Ótima estratégia para atrair os olhares dos consumidores e causar choque. 

Provavelmente o estilista da marca pensou “Para que criar algo que já foi criado, não é mesmo? Essa com certeza deve ser um pensamento que todo empreendedor deve ter. Ao criar uma marca ou pretender investir no crescimento de uma empresa, a inovação é muito importante. É necessário que seu produto agregue o mercado que está investindo, que seja algo que além de chamar atenção, vá contribuir para o meio que está atuando. Balenciaga é a grife que mais investe em novidades e consegue criar pautas a serem discutidas não somente nas redes sociais, mas também fora delas. Alguns produtos da marca são vendidos em brechó de luxo com o preço mais acessível.

De maneira resumida, neste caso a lição empreendedora que a grife oferece para o público é: Inove, agregue e faça com que as pessoas te vejam. Não faça apenas com que as pessoas achem seu produto bonito, mas que também falem dele. 

Espero que as dicas e lições empreendedoras expostas acima, tenham te ajudado a compreender como a marca Balenciaga consegue atingir a massa.