Se você assiste muito anime, é provável que esteja se fazendo perguntas como “como o anime é feito?”, “quanto custa o anime?” Ou “Quem paga o estúdio para animar?”, correto?
Você também pode pensar: “O que é um desenhista chave? O que é um animador de transição? Quem é o diretor na produção de animação e qual a importância dele?”.
Sim, há diversas perguntas. Porém, queremos apontar que você tenha calma. Primeiro, você deve compreender o contexto.
A aceitação do anime como parte da cultura popular em território japonês é um ajuste natural. Afinal, cerca de 60% da animação no mundo é composta de anime, e o anime nasce principalmente na terra do sol nascente.
Criar um anime não é fácil. É preciso construir todo um universo, desenvolver as melhores motivações para todos os personagens, escrever histórias que agradem ao público e fazer um curso sobre animação, podendo ser um Curso Online ou presencial. Por outro lado, é um grande exercício de criatividade que todos os fãs de anime podem adorar.
Anime Studio é um programa para criar animações 2D impressionantes. Ele traz um recurso muito interessante, esse recurso não existe em outros programas de animação: ossos.
Use esta função para controlar o personagem. Ao alinhar o desenho ao osso, você poderá movê-lo sem se preocupar com a deformação, basta alterar a posição dos desenhos.
O Anime Studio traz muitos recursos que outros programas não possuem. Ele permite que os usuários criem os anime em qualquer forma que desejarem. Suas animações serão mais envolventes e seu tempo de desenvolvimento será drasticamente reduzido.
Você sabe o que é anime?
O anime apareceu em meados do século 20. O termo é a abreviação da palavra japonesa “animação”, que se refere a qualquer animação dentro da cultura japonesa. Em geral, todas as animações japonesas, ou grande parte delas, também possuem versões mangá.
Destacamos que uma das características mais marcantes dentro da animação japonesa são os olhos do personagem. Eles são destacados, grandes, bem definidos e possuem muito brilho.
Você já deve ter visto algum anime japonês, pois vários já foram exibidos em programas de TV públicos, como: Dragon Ball Z, Yu-Gi-Oh, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Naruto, One Piece, entre outros.
Instruções de uso
Ferramentas de desenho
Destacamos que as ferramentas de desenho do Anime Studio são completamente diferentes de outros softwares de criação de imagens.
A ferramenta de seleção deverá ser clicada sempre antes que possa funcionar. Ou seja: ao terminar de editar um ponto da imagem e desejar selecionar os outros pontos para edição, você deverá clicar nas ferramentas de seleção, marcar a parte desejada da imagem e retornar à ferramenta de edição correspondente.
Linha do tempo
Podemos afirmar que a linha do tempo do Anime Studio tende a ser muito simples. Em vez de criar um quadro e depois alterar o seu conteúdo, o programa é mais intuitivo: o usuário simplesmente clica no quadro desejado e altera o design. A animação tende a ser criada automaticamente – seja movimento ou deformação – e funcionará perfeitamente.
Animar personagens rapidamente
Os estúdios de anime não se concentram na internet. A ferramenta foi desenvolvida para criar desenhos animados, portanto não há como criar os botões e outros modelos de interações entre o usuário e o desenho.
No entanto, quando se trata de animações não interativas, o programa se destaca na competição. Além de um excelente modelo de animação que será mais intuitivo e desenvolvido, o software oferece a opção de animar personagens com esqueletos extremamente úteis.
Além dos dois personagens estilo mangá e alguns outros personagens estilo desenho animado (um tipo comum de hq), você também pode criar os devidos esqueletos para os personagens que você pretende desenhar.
Biblioteca de qualidade
O programa já possui uma biblioteca relativamente grande em sua versão demo, com diferentes tipos de fundos, vários personagens controlados com esqueletos e todo tipo de coisa que você pode usar em desenhos animados.
Então, como o anime é feito?
Segundo os Cursos Online, de uma forma geral, saiba que um conjunto de anime tende a ser dividido em cenas, que por sua vez serão divididas em clipes e, consequentemente, por sua vez serão divididos em meia de quadros principais ou os quadros-chave.
O processo de produção real da animação poderá envolver diversas e milhares de pessoas. Por conta disso, em alguns casos, o processo de produção é muito burocrático, complicado e confuso.
É muito importante sempre deixar muito claro que muitos profissionais trabalham com temporadas de anime na cúpula, mas ressalto: anime não é nada fácil de fazer.
Então, muitas animações começam e já acabam as suas exibições em 3 meses, a produção costuma durar muito mais do que somente 3 meses.
A fórmula de produção dos animes
Ao contrário de 30 anos atrás, existem novas tecnologias e inovações que facilitam o design, desenvolvimento e produção de anime hoje.
No entanto, de acordo com os profissionais japoneses, a abordagem da animação não mudou desde os anos 90.
Diversos sites japoneses também tem diversos artigos interessantes sobre esse assunto. Os artigos japoneses têm o objetivo de simplificar as etapas de produção de animação passo a passo.