Atualmente, muitos brasileiros estão em busca não apenas de trabalho, mas um trabalho que ofereça um bom salário.
Justamente por isso que a procura por empregos no exterior tem crescido de forma considerável, principalmente na Irlanda.
No entanto, uma pergunta muito comum é: qual é o salário mínimo na Irlanda?
Continue a leitura e confira!
Qual o salário mínimo na Irlanda?
Você está pesquisando como trabalhar na Irlanda e ainda está em dúvida se vale a pena porque não faz ideia de qual salário mínimo adotado no país?
Então saiba que ele é baseado na hora trabalhada e não pela jornada de trabalho semanal ou mensal.
Assim, no início de cada ano, assim como é feito no Brasil, o Governo anuncia o valor do piso salarial, que no caso da Irlanda, é chamado de “minimum wage”.
No momento de converter esse valor para um salário mensal, a média é de 1700 euros, mas tudo depende das horas trabalhadas, podendo ser mais ou menos.
Sendo assim, em 2023, o valor do salário mínimo na Irlanda é de 11,30 euros por hora trabalhada, beneficiando mais de 100 mil trabalhadores, sejam eles irlandeses ou estrangeiros.
Isso vale também para estudantes que estão fazendo intercâmbio com a possibilidade de trabalhar. Eles podem conseguir um trabalho que some até 20 horas semanais.
Comparando com outros países da Europa, a Irlanda ocupa o 5º lugar da lista no que se refere ao maior salário mínimo.
Será que vale a pena trabalhar na Irlanda?
Considerando o valor da hora trabalhada, é claro que vale a pena. Vamos supor que um estudante trabalhe 20 horas semanais, o que equivaleria a 850 euros por mês, o que dá em média R$ 4.800 a R$ 5.000, pois depende da cotação cambial.
É importante mencionar que o limite semanal de horas de trabalho para os irlandeses e estrangeiros é de 48 horas, portanto, o salário mínimo Irlanda é bastante atrativo.
No caso específico de estrangeiros, os rendimentos podem ser maiores, principalmente em estabelecimentos prestadores de serviços, como hotéis, bares, restaurantes e delivery.
Isso porque, embora sejam considerados empregos temporários, segundo a legislação do país, gorjetas são liberadas, por consequência, há uma grande chance de aumentar o salário.
Porém, para conseguir morar e trabalhar na Irlanda, existem alguns requisitos a serem cumpridos, como ter o contrato formalizado de emprego e comprovação da qualificação profissional.
Agora, um outro fator a ser considerado é o custo de vida da cidade escolhida para morar. Por exemplo, Dublin, a capital da Irlanda, o custo de vida para estudantes é em torno de 700 euros mensais, sem contar os custos com a educação.
Voltando à pergunta se compensa trabalhar na Irlanda, saiba que há uma alta demanda por profissionais qualificados, especialmente na área de TI, construção, contabilidade, área de saúde, hotelaria, apenas para citar algumas.
Na Irlanda, médicos estão entre os profissionais com maiores salários, 259 mil euros por ano.
Lembrando mais uma vez: para poder trabalhar na Irlanda é preciso obter um visto de trabalho e uma permissão de trabalho.
Para tanto, há a necessidade de encontrar um empregador interessado em te contratar, e todo o processo precisa ser formalizado.
Conheça as melhores cidades para trabalhar na Irlanda
É possível encontrar boa empregabilidade em várias cidades irlandesas, como por exemplo, Dublin, Galway e Cork.
Obviamente que Dublin possui um custo de vida mais alto, por outro lado, concentra grandes empresas: Amazon, Google, Pfizer, Microsoft e IBM.
Já Cork, considerada a segunda maior cidade da Irlanda, apresentou no ano passado um aumento no número de contratações, particularmente em segmentos ligados à tecnologia, finanças e serviços.
Por fim, a cidade de Galway. Também oferece diversas oportunidades de emprego, em especial para estrangeiros.
Além de abrigar grandes multinacionais, setores de manufatura e tecnologia estão em ampla expansão.
Conclusão
Agora que você já conhece o valor do salário mínimo na Irlanda, provavelmente deve estar pensando em se candidatar para algumas vagas.
Por sua vez, antes de se candidatar, é importante se informar se a empresa em questão concede o visto de trabalho, e aí sim você aplica.
Mas saiba que quanto mais qualificado é um profissional, as chances de conseguir o emprego na Irlanda são muito maiores.
E sem falar, é claro, nas inúmeras oportunidades para estudantes estrangeiros em programas de intercâmbio, onde o trabalho ajudaria a custear todas as despesas.