Desde seus primórdios nos anos 70 e 80, a indústria dos jogos indie fornece uma alternativa aos jogos AAA. Com a revolução da distribuição digital, no fim dos anos 2000 e início dos anos 2010, porém, o cenário “explodiu” com novos desenvolvedores e ideias totalmente diferentes.
Essas ideias inovadoras fizeram muito sucesso com o público e, mesmo longe dos grandes torneios de esports, sendo mais próximos da produção de jogos que não criam um cenário tão fortificado, como os jogos do cassino NetBet, de smartphones generalizados na Play Store e outros, os jogos independentes conseguiram chegar até o público de forma significativa, sendo muito populares dentro da crescente indústria dos games.
É certo que com um orçamento mais modesto, as aventuras independentes ganham mais espaço para tomarem mais riscos. É dentro desse contexto que jogos como o simulador de ganso Untitled Goose Game foram produzidos e tiveram chance de conquistar o público, por exemplo.
Tendo em vista toda essa mudança que os jogos indie trouxeram para a indústria dos games, selecionamos alguns dos melhores jogos do estilo para você curtir. Confira:
1. Stardew Valley
O game desenvolvido por Eric Barone é muito mais do que um simulador de fazenda, ou até mesmo do que uma homenagem aos antigos jogos de Harvest Moon. Além de uma jogabilidade viciante, ele consegue criar um mundo acreditável e cheio de carisma, onde não só cada pessoa, como cada animal e pedaço do mapa possui uma personalidade única e memorável graças a uma direção de arte impecável. Assim, o jogador se perde nesse universo maravilhoso, onde horas passam como minutos.
2. Cuphead
Existe uma relação amorosa bastante duradoura entre “jogos indie” e “dificuldade extrema”, e um ótimo exemplo disso é Cuphead, um jogo com visual cartunesco que remete aos desenhos dos anos 1930 (um estilo de animação chamado “rubber hose”) e um foco nada saudável nas batalhas contra os chefões de cada fase. Cuphead pode até seguir um padrão de combate, mas um milissegundo de erro implica em falhar miseravelmente. E por mais estressante que seja, o jogo também consegue ser extremamente viciante.
3. The Forest
The Forest tem como protagonista o sobrevivente da queda de um avião que se vê perdido em uma floresta. Durante o dia ele precisa explorar o ambiente e se preparar para os perigos que irão aparecer à noite.
O game foi desenvolvido pelo estúdio Endnight Games Ltd, e lançado em 30 de Abril de 2018, estando disponível para Computador, PlayStation 4
4. Project Zomboid
Para sobreviver não basta matar todos os zumbis a sua volta, terá que lidar com a depressão, fome, problemas de confiança, solidão, doenças e insanidade. Estas são apenas algumas das coisas que você tem que enfrentar em Project Zomboid.
Neste jogo, você está preso em uma cidade infestada com um milhão de zumbis. Não há como escapar. Não há cura. O fim está próximo, então é melhor ir se acostumando com isso. Defina o que você fará e como viverá seus últimos dias na Terra.
5. Hollow Knight
Hollow Knight é o primeiro jogo da Team Cherry, uma equipe de desenvolvedores indies composta por apenas 3 pessoas. O jogo se trata de um jogo de ação e aventura belo e extremamente desafiador ambientado no vasto reino subterrâneo interconectado de Hallownest.
Um jogo de ação 2D com foco na habilidade do jogador e na exploração, Hollow Knight coloca você para enfrentar uma série de criaturas mortais, evitando armadilhas complicadas e resolvendo mistérios antigos enquanto abre caminho através de florestas e masmorras.