A era do autosserviço e como oferecer essa facilidade aos seus clientes

Hoje em dia é praticamente impensável que uma grande marca não ofereça aos seus clientes as facilidades dos serviços e compras via internet. Essa possibilidade é extremamente conveniente tanto os clientes, que podem fazer pedidos e obter informações quando quiserem, quanto para as empresas, que conseguem reduzir custos administrativos e também obter dados precisos sobre seus clientes. A condição para que isso funcione da melhor forma possível é a de manter o site sempre disponível e, é claro, atualizado.

E como o seu negócio pode fazer isso acontecer? Pegamos na coleção Biblioteca de Gestão um check-list! Vamos lá?

Identifique as aplicações para o autosserviço: Basicamente, e como já falamos na introdução, o autosserviço reduz o custo da assistência para a empresa e aumenta a conveniência para os clientes, que têm atendimento 24h por dia. A internet também possibilita reduzir a necessidade de um suporte telefônico, já que muitos desses recursos podem ser transferidos para o site.

Ofereça mais opções aos clientes: Através do seu site, o cliente deve conseguir obter informações sobre os preços e características dos produtos e também sobre o status de suas encomendas. Os consumidores vêm reconhecendo cada vez mais o valor desses serviços e reportando ganhos significativos em sua produtividade por causa disso. Essa opção, portanto, claramente fortalece o relacionamento com os clientes.

Obtenha mais informações sobre os clientes: Além de ser um facilitador para o cliente, o autosserviço prevê para a empresa informações precisas sobre os desejos e o comportamento de compras de seus consumidores. Essas informações são preciosas e devem ser utilizadas para melhorar, cada vez mais, o relacionamento com os clientes.

Melhore constantemente a conveniência ao cliente: Os serviços devem ser os mais personalizados possível às exigências de seus consumidores, oferece preços competitivos e estar disponíveis 24h por dia.

Simplifique o suporte aos clientes: Muitas empresas encaram erroneamente o suporte aos clientes como um custo fixo caro e “desnecessário”, mas, muito pelo contrário, esse suporte é crítico para a gestão de relacionamento. Como já falamos anteriormente, ele está sendo cada vez mais transferido para o on-line, o que reduz os custos e facilita o acesso do cliente a eles.

Acelere o conserto de defeitos: Os clientes conseguem resolver muita coisa por conta própria se o site tiver uma sessão de perguntas mais frequentes e auxílio. Para melhorar ainda mais essa resolução de defeitos, as ferramentas mais recentes exploram a fundo o potencial da administração do conhecimento. Através do site, também, os clientes podem ser estimulados a se ajudarem mutuamente. Ter seus consumidores formando uma comunidade é extremamente benéfico a um negócio.

Por Redação Autem Solutions