Como envolver os clientes no desenvolvimento dos produtos/serviços

Ao pensar em “desenvolvimento de produto” a maioria das pessoas imagina algo super criativo nascendo do zero, mas na maioria das vezes estamos falando mesmo de melhorias e modificações em ideias já existentes. O intuito dessas inovações é fazer com que o produto de sua empresa atenda cada vez melhor as necessidades dos clientes, superando a concorrência. Envolver os clientes nesse processo oferece a oportunidade de que seu produto seja desenvolvido sob medida para eles, obtendo mais chance de sucesso e ainda incentivando a fidelidade do seu consumidor.

E isso é prático? É, porque pode ser realizado da forma que mais se adequar à sua empresa, seja através da convocação de reuniões regulares (sejam presenciais ou por vídeo conferência) ou até convidando alguns clientes que podem trabalhar juntos com a equipe.

E quanto aos riscos? Bem, eles existem. Se o produto novo não for legal, o cliente pode acabar desapontando-se com ele ainda antes do lançamento. E também acontece de a concorrência ficar sabendo sobre os planos futuros de sua empresa, caso vazem informações. Mas ainda acreditamos que as vantagens superam essas desvantagens.

Para fazer isso acontecer, você pode seguir alguns passos, que retiramos da coleção Biblioteca de Gestão:

– Antes de lançar um produto, pergunte aos clientes: explique seus planos aos seus consumidores; se sua empresa está aperfeiçoando um produto existente, pergunte aos clientes o que eles acham dele e o que gostariam de ver na nova versão. Envolver os clientes nesse desenvolvimento permite que você reforce o seu relacionamento com eles.

– Crie um grupo de usuários: você pode desenvolver um espírito comunitário entre sua rede de clientes criando um grupo que pode operar como uma comunidade na internet ou até se reunir em alguns eventos específicos. Um grupo de usuários pode servir como foro para a discussão de questões de interesse mútuo, como qualidade, performance, padrões e evolução futura.

– Publique comunicados sobre os novos lançamentos: a comunicação antecipada de novos produtos é outra prática valiosa. Uma empresa pode, por exemplo, estabelecer algumas datas de lançamento ao longo do próximo ano, descrever os novos produtos e oferecer aos clientes a oportunidade de enviarem suas impressões e ideias para o processo de desenvolvimento. Dessa forma, ainda, os clientes conseguem sincronizar seus próprios planos com as épocas de lançamento dos produtos novos.

– Entenda as estratégias dos clientes: é importante entender as estratégias de negócios de seus consumidores; saber seu direcionamento corporativo, principais objetivos e como pretendem obter sucesso. Alinhando seus objetivos com o deles, você aumenta as chances de seus novos produtos terem sucesso. Existem duas abordagens possíveis para esse processo: onde seus clientes querem se tornar líderes de mercado, foque na criação de produtos que podem ajuda-los a desenvolver o nível apropriado de informação; caso eles queiram ter sucesso por meio de preços competitivos, você pode ajuda-los na redução de curso, oferecendo produtos mais baratos.

– Analise os requisitos técnicos dos clientes: durante a avaliação das oportunidades de novos produtos, foque em pensar em como estes poderão ajudar seus clientes.

Por Redação Autem Solutions