Há 4 semanas andamos conversando por aqui sobre como implantar um comércio eletrônico para o seu negócio. Falamos sobre estratégias de qualidade, personalização e administração de pagamentos. No texto de hoje, vamos falar sobre os finalmentes: juntando tudo isso, como podemos, de verdade, planejar um site eficaz?
Primeiramente: tenha em mente que ele deve ser planejado para o leitor. Ele está ali em busca de informações. Facilite essas informações, faça com que elas estejam bem acessíveis, claras, e não tomem muito o tempo de quem está procurando.
Garanta que todo o conteúdo de seu site esteja bem escrito, atualizado e bem organizado. É fundamental que as pessoas consigam navegar facilmente de acordo com os assuntos que a interessem. Métodos de navegação e buscas merecem muito da sua atenção.
Certifique-se também de que seu site é interativo, ou seja, que esteja caro para o cliente o que ele pode/deve fazer para entrar em contato caso precise, seja por e-mail, através de redes sociais, telefones e até, se for o caso, endereço físico. O indicado é compilar todas essas informações em uma aba específica do site, que em geral é chamada de “Contato” ou de “Fale Conosco”.
Ademais, existem também alguns padrões quem vêm sendo adotados pela maioria dos sites e que garantem uma melhor experiência do usuário. De acordo com a coleção Biblioteca de Gestão, aqui estão alguns deles:
- Todas as páginas devem contar com um conjunto de elementos essenciais de navegação, que deve sempre incluir um link de retorno à homepage, bem como outros links de páginas importantes, como a Fale Conosco.
- Todas as páginas devem contar com um rodapé que também contenha uma cópia dos links essenciais e informações de contato da empresa.
- Oferecer o máximo de acessibilidade possível, o que vêm se tornando uma exigência jurídica.
- Diagramação eficaz e consistente.
- Fontes grandes e sem serifas.
- Na homepage, utilize imagens pequenas que podem ser ampliadas caso seja do interesse do leitor.
- Compatibilidade com todos os navegadores, inclusive e principalmente com os navegadores dos smartphones.
- Páginas leves e que carreguem rápido. Se seu site demora para baixar, as pessoas simplesmente desistem.
Esperamos que esse conteúdo do último mês tenha te elucidado algumas questões sobre como oferecer um site de qualidade aos seus clientes!