Oferecer uma loja online para seus clientes e conseguir personalizá-la adequadamente é um grande diferencial – mas outro ponto é extremamente necessário para o sucesso dessa empreitada: conseguir fazer o sistema de pagamento online funcionar. Vamos conversar um pouco sobre isso?
Para começar a pensar nesse sistema, é imprescindível entender o seu mercado. Dependendo do país, ou até de regiões e estados dentro do país, as pessoas tem maneiras distintas de pagar pelo que consomem. Existem também obrigações jurídicas diferentes em diferentes lugares. Para entender o que melhor funcionará para sua empresa, dê uma olhada nas opções disponíveis:
- Cartão de crédito
- Transferência bancária
- Débito em conta
- Esquemas pré-pagos
- Esquemas de fidelidade
- Pagamentos diretos (pessoa a pessoa)
- Boleto bancário
A escolha das formas de pagamento possíveis depende muito do seu mercado alvo e das suas necessidades, mas fique atento: a aceitação dos principais cartões de crédito é essencial!
Outra dica de ouro é que qualquer que seja o seu sistema, faça com que ele seja simples para seu cliente. Já comentamos aqui nos posts anteriores dentro da temática do e-commerce sobre a importância de facilitar a vida do cliente; todos os caminhos que ele fizer em seu site devem ser intuitivos, e com o pagamento não pode ser diferente. A política de privacidade e segurança dos dados bancários do cliente também deve ser bem clara.