Afinal, toda empresa deve investir em comunicação?

É claro que toda empresa deve investir em comunicação – inclusive, independente do tamanho do empreendimento. Isso porque a comunicação é um processo que acontece até quando não planejado ou realizado pela empresa, ou seja, mesmo que você não realize nenhuma ação de publicidade para sua empresa, por exemplo, ela ainda se comunica através de outros meios com seus públicos.

Então se a comunicação é um processo bem independente, que acontece praticamente sozinho e pode afetar tanto assim os negócios, é melhor que ela seja planejada e executada da melhor maneira possível. No caso do restaurante – onde o boca a boca é importante -, a comunicação poderia ser trabalhada de diversas maneiras, mas estar atento aos detalhes também seria essencial, pois praticamente tudo relacionado à uma empresa diz algo sobre ela para o público, como o atendimento, a limpeza, organização, qualidade do serviço e até mesmo a decoração – sim, tudo isso está dentro da comunicação.

Não basta cuidar da comunicação, é preciso planejá-la

Investir em comunicação é uma ação eficaz e oferece diversos benefícios, como aumento as vendas, melhora da imagem da marca e muito mais. Esses bons resultados são ainda melhores quando vindos de estratégias bem traçadas. Como já falamos anteriormente, vários fatores influenciam a imagem de uma empresa – e é melhor que ela tenha o máximo de controle possível sobre todos eles. É por isso que a comunicação precisa ser planejada.

Não cuidar de todos os pontos que influenciam as relações de uma marca com os públicos pode ser um erro fatal, uma vez que pode acontecer um ruído entre o que a empresa realmente é e em como ela é percebida pelas pessoas. Se uma organização que tem uma proposta diferenciada ou características marcantes não cuida de sua comunicação, ela pode ser vista de uma maneira totalmente diferentes pelos clientes – inclusive, de maneiras negativas.

Existem diversos fatores que influenciam no sucesso ou não da comunicação de uma empresa. É obrigação do profissional desta área estar adiantado para conseguir traçar e executar estratégias que funcionem bem na prática e evitar erros – uma marca de produtos jovens que trabalha a comunicação apenas em mídias consideradas antigas, como o rádio e a televisão, definitivamente não está agindo da melhor maneira, uma vez que esse tipo de público costuma ser usuário assíduo de redes sociais. Entender quem é o público, onde ele está, como ele se comporta – já falamos sobre isso nesse texto -, analisar como está o mercado onde a empresa atua, estar de olho nas oportunidades, etc. estão dentro de uma das etapas essenciais de um bom planejamento: a pesquisa.

Uma boa maneira de visualizar esse procedimento é pensando sobre os efeitos do conhecido boca a boca (ou marketing buzz, como é tratado atualmente). A comunicação boca a boca acontece quando uma pessoa fala sobre uma empresa, serviço ou produto para outra pessoa, que construirá em sua cabeça uma imagem da empresa muito parecida com a da primeira pessoa. Esse esquema acontece de tal maneira que a empresa não consegue controlar as opiniões da comunidade e, caso elas sejam negativas, o empreendimento pode acabar sendo prejudicado.