O Rocket Marketing é uma metodologia muito utilizada lá no exterior e que a Autem trouxe para o Brasil porque ela – além de, obviamente, trazer resultados incríveis – combina muito bem com o nosso propósito: decolar negócios. Essa metodologia utiliza três etapas essenciais para obter bons resultados no planejamento e gerenciamento do marketing – pesquisa, estratégia e canais de comunicação integrada).
Essas etapas são o nosso protocolo de decolagem – utilizamos essa sequência para oferecer resultados impactantes ao mercado e também possibilitar o gerenciamento do marketing de maneira personalizada para cada negócio. E quando falamos sobre personalização, estamos falando sério, pois ela é possível por causa da base de todo o nosso trabalho – a pesquisa. E, já que entramos no assunto, vamos logo apresentar cada uma das etapas do Rocket Marketing para você entender como ele funciona:
Falamos sempre por aqui sobre a importância que a pesquisa possui para qualquer tipo de planejamento estratégico, afinal, quanto mais conhecimentos e dados concretos possuímos sobre o universo em que estamos e o caminho a ser percorrido para alcançar o sucesso, mais rápido chegamos lá – e o melhor de tudo: preparando o foguete para fazer a viagem pelo melhor trajeto possível.
Conhecer mais sobre o mercado onde seu empreendimento se encontra, identificar suas principais tendências, apontar quais são seus principais públicos, entender as decisões que eles tomam antes ou depois de ter contato com o seu serviço, recolher informações sobre a concorrência e identificar oportunidades e ameaças são apenas algumas das possibilidades que uma boa pesquisa pode oferecer.
Mas o ponto principal é que todos esses dados, juntos, resultam em uma análise completa que permite a execução perfeita das próximas etapas do Rocket Marketing. Afinal, cada empresa possui seus próprios contextos externos e internos, e entendê-los é essencial para descobrir as reais necessidades que devem ser satisfeitas para que haja sucesso nos negócios. Depois de pesquisar, já estamos preparados para prosseguir.
Como falamos lá em cima, uma das grandes vantagens de uma pesquisa bem feita é a maior facilidade em encontrar o trajeto mais certeiro para os bons resultados. E quando citamos esse trajeto, estamos nos referindo a um planejamento com estratégias que realmente condizem com a realidade do empreendimento para que ele possa obter um bom desempenho.
Estratégias bem traçadas conseguem sanar as reais necessidades do negócio, explorar oportunidades, resolver problemas, otimizar os serviços que a empresa oferece, criar e/ou posicionar a sua marca, elaborar processos e canais de venda, além de planejar todo o marketing e comunicação.
Depois de traçar as estratégias baseadas em dados empíricos, o próximo e último passo é a definição dos canais por onde a empresa vai se relacionar com os seus públicos. Essa etapa é extremamente importante, pois, como costumamos falar, o meio é a mensagem – o espaço onde a comunicação é veiculada também faz parte do que se quer dizer. Uma situação que permite visualizar bem essa ideia é de uma empresa de tecnologia voltada para jovens: o serviço que oferece e o público que possui condizem muito mais com estratégias on-line, não é?
Essa escolha dos meios mais impactantes que consigam amplificar os efeitos da comunicação é um processo que depende diretamente da pesquisa para realmente ser assertivo e funcional – afinal, é ela quem vai evidenciar quais são, o que fazem e o que querem os públicos da empresa. Conhecendo o comportamento desses consumidores, por exemplo, podemos descobrir por quais redes sociais, sites ou plataformas que a empresa deve focar suas ações e qual tipo de abordagem e mensagens eles costumam receber melhor. Além disso, essa etapa também inclui realizar a comunicação integrada, um processo que possibilita o fortalecimento das mensagens e identidade da marca.
O Rocket Marketing é a metodologia aplicada pela Autem para decolar o negócio de nossos clientes. Contamos com profissionais especializados para executar cada uma dessas três etapas, e, muito mais do que permitir a decolagem, também trabalhamos para criar contextos para a navegação continue ultrapassando cada vez mais objetivos e sucessos. Para saber mais sobre nossa equipe e trabalho, confira nosso site.