Atendimento via WhatsApp: 4 coisas que você precisa saber

Todo empreendedor busca o melhor para o seu negócio. O atendimento via WhatsApp é uma delas. Hoje em dia é quase impossível negar essa realidade. 

Devido a pandemia, muitos negócios tiveram que adaptar a forma como se comunicam com o cliente. Muitos começaram a explorar estratégias em marketing digital, como redes sociais, WhatsApp marketing e SEO

Mas poucas empresas sabem como explorar cada estratégia de maneira profissional. Neste artigo vamos te explicar algumas coisas que você precisa entender ao fazer seu atendimento via WhatsApp

Siga a leitura para saber mais!

Por que investir no atendimento via WhatsApp? 

O Brasil é o segundo país em número de usuários do mensageiro online. Especialistas afirmam que o mensageiro é a primeira opção de 55% desses consumidores na hora de contatar uma empresa

Esse aplicativo se tornou parte do dia a dia das pessoas, e isso foi intensificado por conta das restrições recomendadas pela OMS como medidas de contenção da contaminação do Coronavírus. 

Desse modo, as vendas no WhatsApp se tornaram uma realidade importante que precisa ser explorada. O Facebook, dono do WhatsApp, está investindo cada vez mais para tornar o mensageiro numa plataforma completa para a comercialização de produtos online

O WhatsApp Pay já está funcionando em muitos lugares do Brasil. Por meio dele será possível fazer transações financeiras pelo aplicativo. Essa é mais uma maneira de facilitar a compra de produtos e serviços. 

De acordo com o novo estudo da dunnhumby, que ouviu mais de 1.100 brasileiros, o percentual de usuários que realizaram transações pelo aplicativo cresceu para 31%. A tendência é que esse número aumente gradualmente. 

O WhatsApp Business, versão empresarial do aplicativo de mensagens, permite que as empresas criem um catálogo online com fotos, descrições e preços dos produtos. 

[VÍDEO] https://youtu.be/mbRAIH0nY2M

O que você precisa saber sobre o atendimento via WhatsApp

Embora essa ferramenta esteja acessível para muitas pessoas, as empresas precisam construir uma estratégia profissional. 

Enviar mensagens fora do horário, com cunho desrespeitoso ou enviar spam não são boas práticas de comunicação no app. 

A seguir, listamos 4 coisas que você precisa entender para explorar o atendimento via WhatsApp. 

Atendimento automatizado WhatsApp

Você já perdeu um cliente porque não conseguiu respondê-lo a tempo? Esse tipo de perda é caro porque atrair um interessado hoje custa de 6 a 7 vezes mais do que manter um existente.

“Falta de velocidade” no atendimento ao cliente é o principal motivo da frustração do consumidor. Essa frustração rapidamente se traduz em clientes insatisfeitos e em uma experiência ruim do cliente, após o que 51% dos clientes nunca mais farão negócios com aquela empresa.

Automatizar o atendimento via WhatsApp pode ser uma das soluções para evitar esse tipo de problema. Você pode:

  • Automatize um fluxo de mensagens inteiro; 
  • Automatizar processos de vendas; 
  • Enviar notificações pontuais para seus clientes. 

Hoje existem plataformas que permitem fazer esse tipo de automação, você pode configurar em poucos passos. Mas é importante verificar se essas plataformas estão utilizando a API oficial do mensageiro ou não. 

A API é um método disponibilizado pelo WhatsApp para que as empresas possam integrá-lo em seus sistemas internos. Logo em seguida você pode gerar um link direto para o seu WhatsApp.

Plataforma atendimento WhatsApp

WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa de suporte ao cliente porque permite que as marcas se engajem em uma plataforma de mensagens que é altamente popular e familiar para os clientes.

Em empresas com grande volume de pessoas no time de atendimento ou vendas no WhatsApp, é interessante que você contrate uma plataforma de gerenciamento do atendimento online

O Bume é uma delas. Com ele você conecta vários vendedores e atendentes um mesmo número do WhatsApp, faz a gestão da fila do atendimento, gerar protocolos, acompanhar métricas de atendimento e muito mais. 

Esse tipo de investimento pode ser mais vantajoso já que sua empresa não terá a necessidade de adquirir novos aparelhos telefônicos, nem tão pouco manter diferentes números para seus atendentes.

Explore as funcionalidades da ferramenta

Para compras de produtos do dia a dia, o chat ao vivo pode ajudar a reduzir a rotatividade de clientes e aumentar suas conversões. Mas isso exige que seus clientes permaneçam online, o que não é prático para ciclos de vendas mais longos.

O WhatsApp, por outro lado, está mais alinhado com nosso estilo de vida nômade moderno. Com mais de cinco bilhões de usuários em todo o mundo e taxas de abertura impressionantes de 98%, é o canal ideal para manter contato e responder a perguntas por um longo período de tempo.

A ferramenta pode ser usada como plataforma promocional tem um potencial inexplorado. Você pode enviar a seus clientes conteúdo informativo ou promocional por meio do recurso “Broadcast” sem violar sua privacidade.

E como você precisa do consentimento dos seus clientes na sua estratégia de marketing digital e para enviar mensagens do WhatsApp, você pode ter certeza de que estará direcionando apenas os leads interessados.

Com o recurso “Status”, você pode compartilhar informações sobre vendas e promoções relâmpago. Como um status atualizado está disponível apenas por 24 horas para seus visualizadores, ele pode ser usado para explorar a mentalidade de escassez de seus clientes para aumentar as conversões.

Utilize as conversas em grupos

Ao contrário das listas de transmissão, os bate-papos em grupo permitem que os membros se vejam e compartilhem suas opiniões com todo o grupo.

Portanto, os bate-papos em grupo podem ser úteis se você deseja incentivar discussões entre seus clientes. Por exemplo, você pode configurar um grupo para aquecer os participantes antes de algum evento offline ou webinar.

Outro caso é quando seus clientes tomam decisões de compra em grupos. É uma prática comum para empresas com produtos elaborados e caros, como soluções de TI, equipamentos industriais e assim por diante. Embora os vendedores de bens de consumo também possam se beneficiar com essa ferramenta.

Esse post foi feito pelo Bume, ferramenta de gerenciamento do atendimento via WhatsApp. Ela permite que as empresas tenham apenas 1 número de WhatsApp onde várias pessoas podem acessar. Aproveite para conhecer e fazer um teste gratuito!