Para que um programa de marketing direto seja bem sucedido, o elemento mais importante é um mailing de alta qualidade. Um mailing consiste, em sua forma mais simples, em uma lista de nomes, endereços, telefones e cargos das pessoas. Para criá-lo, você deve se aproveitar de seus registros e informações internas, como registros de clientes, registros de compras efetuadas, relatórios de vendedores, correspondências e pesquisas de mercado, entre outros. Utilize também fontes externas de informações.
Para organizar todas essas pessoas de forma eficaz, busque segmentar sua lista entre algumas categorias de clientes, relacionadas por exemplo ao estilo de vida e aos padrões de consumo.
Também existe a opção de você comprar um mailing que se adeque ao seu tipo de produto/serviço, mas lembre-se de que esse mailing adquirido não será personalizado, e que portanto você ainda deve trabalhar nele para segmentá-lo e refiná-lo. É importante estar sempre realizando uma boa manutenção do mailing, já que pessoas podem mudar de telefone e endereço, bem como novas pessoas podem aparecer e serem adicionadas. Verifique constantemente a exatidão de seu mailing, para que ele não se torne um grande bolo de informações desatualizadas.
VEsteja sempre atento, também, para cumprir a legislação de proteção de dados! Vender e/ou vazar dados pessoais pode ser considerado crime