A mala direta é uma solução interessante enquanto instrumento de marketing, porque, se bem feita, ela consegue ser criativa e captar a atenção do cliente. Esse formato permite a inclusão de vários tipos de anexo, que podem oferecer uma boa gama de informações sobre o produto/serviço que está sendo apresentado.
Para que esse material seja eficaz, é necessário desprender uma certa atenção para desenvolvê-lo com uma boa qualidade. Pense que cada pessoa recebe inúmeros materiais em sua caixa de entrada todos os dias, e que, portanto, para disputar essa atenção, o seu precisa ser bem feito. As campanhas de mala direta só são eficientes se combinarem um bom direcionamento e um bom trabalho criativo.
Dependendo da quantidade de pessoas para as quais sua empresa vai enviar o material e do tanto de informações coletadas no mailing, essa mala direta pode ser mais ou menos personalizada. Empresas com um grande nível de informações e um número menor de clientes pode, por exemplo, enviar correspondências que reflitam os interesses e as preocupações de cada destinatário em específico e com ofertas adaptadas para cada um.
É sempre interessante incluir o máximo possível de anexos explicativos, como por exemplo relatórios, amostras, listas de preços e catálogo. Esses anexos devem ser relevantes, não devem pesar muito e devem impactar substancialmente no retorno em pedidos e compras, senão não faz sentido e acaba sendo um gasto desnecessário.
No caso de um envio por e-mail, seja criativo no assunto. No caso de um envio físico, seja criativo no envelope. Certifique-se de chamar a atenção da pessoa no meio de todas as outras informações recebidas diariamente. Além disso, inclua sempre um bom mecanismo de resposta, para que a pessoa não tenha dúvidas de como retornar o contato caso tenha ficado interessada.
E nossa dica essencial é que, por mais que estejamos sempre por aqui dando dicas, o ideal é, sempre que possível, contratar uma agência especializada no assunto. A conversa do “cada macaco no seu galho” raramente é antiquada, e poder se preocupar com o metiê de seu próprio negócio e deixar o marketing e a comunicação com quem entende só aumenta a sua chance de colher bons frutos.