Como medir o desempenho da sua propaganda

Prontos para mais um ensinamento de marketing? Hoje seguiremos falando sobre campanhas publicitárias!

Sobre a propaganda, todo mundo conhece duas grandes verdades: que ela é a alma do negócio e que ela é bastante cara. Dessa forma, quando um investimento é colocado nela, é importante se assegurar de que ela forneça valor, trazendo resultados efetivos. Mas como entender se eles foram alcançados?

Antes de lançá-la à luz, é importante estabelecer objetivos mensuráveis. Eles servem para garantir que ela vai trazer um retorno adequado do investimento e para medir sua própria eficácia. Se os objetivos não forem cuidadosamente traçados, não tem como analisar se ela chegou onde deveria.

Quando os objetivos são traçados, é possível realizar pesquisas que meçam a eficácia da propaganda. Essa pesquisa deve avaliar, entre outras coisas, se os clientes mudaram de atitude em relação ao produto/serviço e se a mensagem foi fixada em suas mentes. Devemos lembrar também que existem três verificações de suma importância ao trabalho criativo da campanha: se ela causa impacto imediato, se ela atende às necessidades/possíveis questões dos clientes e se ela estimula uma resposta. Assim, se ela cumpre esses requisitos, é possível entender melhor as percepções do público alvo sobre ela e medir os níveis de resposta.

Caso as propagandas de sua empresa estejam sendo realizadas por uma empresa terceirizada de publicidade, saiba cobrar! Combine pagamentos pelos resultados e a chance de eficácia é muito maior.