Como fazer um bom briefing publicitário

Todo o trabalho feito em uma campanha publicitária, seja pela sua própria equipe ou através da contratação de uma agência deve começar com um briefing criativo e detalhado. Ele deve cobrir todos os aspectos necessários: objetivos, pesquisa, concorrentes, informações sobre o produto/serviço e público alvo. Um briefing impreciso pode levar todo o trabalho por água a baixo, já que é nele que tudo começa.

Na hora de pensar nele, é importante começar planejando qual será a abordagem da sua campanha e para qual tipo de mídia. Independente disso, é importante focar em 3 aspectos: a mensagem deve causar impacto, satisfazer o público receptor e estimular uma resposta. O briefing deve deixar claro também qual o principal objetivo dessa campanha, o que se deseja alcançar com ela e porque ela é necessária.

A equipe de criação também deve ter acesso a todas as pesquisas de mercado que já foram realizadas para a empresa, pois na hora da definição de uma campanha todas essas informações são muito relevantes. Informações sobre os concorrentes também são muito bem vindas.

Outra coisa importante: O briefing deve circular entre todas as pessoas que fizerem parte do projeto e  nenhum trabalho deve começar antes que ele seja aprovado por todos! A partir daí, mãos a obra!