Como montar um centro de interação com os clientes

Já tem algumas semanas que o foco das nossas dicas de marketing aqui no nosso blog vêm sendo os clientes. A sabedoria popular já diz que eles tem sempre razão, e, já que é assim e que eles são extremamente necessários para que um negócio obtenha sucesso, é muito importante obter o maior conhecimento possível a respeito de como tratá-los com bastante profissionalismo.

Indiscutivelmente, a melhor forma de reter clientes é administrar o relacionamento da sua empresa com eles de maneira proativa e oferecer um excelente atendimento. Para isso, é necessário que toda a equipe esteja alinhada nesse objetivo e deve existir uma abordagem integrada, entre todos os setores da empresa, para cuidar desse contato com o cliente. O objetivo do centro de interação é integrar pessoas, tecnologia e os dados do cliente formando uma equipe única capaz de fornecer ao cliente o benefício de, com um único contato, sanar todas as suas questões.

O primeiro foco desse centro é: tratar os contatos múltiplos dos clientes. Com o desenfreado desenvolvimento tecnológico, novas formas de comunicação estão sendo cada vez mais comuns no mercado, e cabe ao centro de interação estar sempre adaptado e atualizado. É essencial, também, assegurar um padrão de serviço consistente, pois não adianta o cliente ter várias possibilidades de contato e ser tratado de formas diferentes em cada uma delas. Como o mesmo cliente pode fazer solicitações por meio de mídias diferentes, a integração também deve ser bastante cuidadosa nesse aspecto, e as informações sobre cada cliente devem estar disponíveis e transitar entre todos os setores de atendimento para que não haja confusão e discrepância de informações.

Todo o staff da sua empresa responsável por tratar com os clientes devem trabalhar integradas nesse centro, possibilitando a criação de equipes multidisciplinares que possam responder prontamente às solicitações dos clientes e juntem a combinação perfeita de aptidões necessárias para o problema específico levantado por cada um deles.

Além de tomar cuidado com toda essa organização, a velocidade de retorno deve ser levada totalmente em conta. É necessário trabalhar para que a comunicação seja acelerada, de forma que os clientes sempre recebam suas respostas o mais rápido possível. Isso indica atenção e zelo, e é fundamental nos cuidados pré e pós venda. Faça o possível para tornar fácil a vontade do seu cliente de fazer negócios com você.

Um último cuidado bastante importante: não é porque o sistema é integrado que ele deixa de ser personalizado. Procure entender e respeitar ao máximo o seu cliente como uma pessoa, não enxergando-o apenas como mais um número. O serviço deve ser o mais pessoal possível, para que cada cliente se sinta bem tratado como um indivíduo. Os esforços de personalização de atendimento de sua empresa podem ser recompensados com uma vantagem competitiva expressiva!

Na próxima semana falaremos um pouco sobre o planejamento de eventos com os clientes! Enquanto isso, você sempre pode buscar informação em nosso site. Até lá!