Planejamento de eventos com o cliente

Todo mundo que tem alguma base de marketing sabe da importância do contato com o cliente através de pesquisas, e elas são, sim, bastante efetivas – mas não podem substituir o contato cara a cara com os clientes! Planejar visitas e eventos para encontrá-los melhora bastante o relacionamento e, com isso, aumenta a fidelidade. É claro que, para isso, os eventos tem que ser organizados com bastante disposição e profissionalismo. Hoje vamos falar um pouco sobre isso!

Em primeiro lugar, sabemos que são poucas as empresas que conseguem contar com um departamento especializado em organizar eventos. Isso faz com que muitas vezes esse trabalho caia na mão de funcionários de outras áreas, geralmente de vendas e/ou marketing, o que acaba causando estafa na equipe, já que a organização de um evento é um trabalho minucioso e demorado, e, também, faz com que nem sempre o evento tenha a qualidade desejada. O ideal, portanto, é contratar uma empresa especializada para organizá-los. Isso garantirá a boa execução e a demonstração de profissionalismo e cuidado com o cliente.

Dentro desse âmbito, pense com cuidado e discuta com os envolvidos qual a necessidade imediata da sua empresa e qual o tipo de evento ideal para saná-la. Seria melhor um evento pequeno, regional? Ou o melhor será organizar um grande evento, internacional e patrocinado? Além disso, cuide sempre de envolver todo o seu staff para que todos os funcionários estejam focados e alinhados e, ao participarem do evento, saibam receber os clientes da melhor maneira possível.

Não caia no erro de criar eventos sem objetivo traçado e tentar executá-los de maneira capenga, sem organização e sem planejamento de comunicação! Quando algo é feito sem cuidado os clientes percebem e o tiro sai pela culatra, ok?

Ainda não se sente preparado para um evento? Tudo bem também! Além deles, existem outras formas interessantes de fomentar o relacionamento cara a cara com o cliente. Segundo a coleção Biblioteca de Gestão, essas são algumas das oportunidades:

  • Combinar visitas mais informais com os clientes, convidando-os, por exemplo, a conhecer os escritórios e dependências da empresa
  • Visite, periodicamente, clientes selecionados para um serviço de cuidados pós venda; certifique-se de que ele foi e está sendo bem atendido pela sua empresa, pergunte-lhes se estão com algum problema ou dúvida.
  • Organize reuniões de briefing também com clientes selecionados para apresentar a eles as inovações da empresa e os novos projetos que estão a caminho. Eles se sentirão importantes ao serem comunicados antecipadamente.
  • Convide os clientes para participarem de conferências online sobre assuntos importantes. Explique a eles qual o formato, como eles podem fazer para participar e porque isso é vantajoso.

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