Toda campanha de comunicação pensada por/para uma empresa deve ter um objetivo bem estabelecido e ser concebida para mostrar vantagens sobre o negócio. Falando assim parece quase intuitivo, mas está longe de ser tão simples quanto parece e é por isso que muita gente cai em grandes erros e a gente vê tanta campanha equivocada por aí. Vamos conversar um pouco sobre isso?
O planejamento de uma boa campanha de comunicação deve seguir etapas muito importantes, sendo a primeira delas a definição do mercado alvo, que exige um entendimento minucioso de quem é o seu público. Quem compra seu produto? Quem mais influencia na compra dele? Quem são os compradores em potencial? Com qual desses grupos você deve se comunicar na campanha?
A partir dessa primeira e tão importante resposta, deve-se decidir a melhor mídia a ser utilizada, qual se aproxima melhor do público escolhido. As próximas estratégias são relativas à frequência que a campanha será exibida, ao seu timing e ao seu tratamento criativo.Por último, mais 3 etapas fundamentais: desenvolver um bom mecanismo de resposta, definir um orçamento detalhado e estabelecer prazos. A campanha deve ter um cronograma detalhado para que não se perca! Uma boa e cautelosa estratégia está aí para evitar que um tiro saia pela culatra e que todo o dinheiro e o tempo investidos sejam infrutíferos.