Como já comentamos aqui diversas vezes ao longo de nossos ensinamentos de marketing, é fundamental para qualquer negócio estar sempre de olho nas mudanças do mercado no qual se escolheu atuar. De acordo com a coleção Biblioteca de Gestão, vamos citar aqui algumas dicas para conduzir a tão necessária Pesquisa de Mercado.
– Nem todas as partes de uma pesquisa de mercado precisam ser “oficiais”, com questionários e perguntas específicas. Os membros do seu staff que possuem contato direto com os clientes têm uma oportunidade de ouro nas mãos: a de descobrir informações importantes através de conversas simples, é só saber conduzir, ouvir, e principalmente, a melhor forma de lidar com esse conhecimento adquirido.
– No caso de uma pesquisa realizada em grupos de discussão, é importante que o mediador saiba manter o controle e fazer as perguntas corretas, senão, um ou outro participante mais autoritário pode dominar a conversa e/ou no final das contas o resultado será um monte de informações inúteis.
– As opções de pesquisas compartilhadas (omnibus survey) podem ser interessantes para que se alcance um grande público de forma bem mais econômica que conduzindo uma pesquisa própria. No entanto, você deve se assegurar de que o público entrevistado é, de fato, relevante para os seus negócios.
– A entrevista por telefone é outra maneira relativamente rápida e econômica de obter as opiniões de uma amostra de clientes. Elas podem ser utilizadas para monitorar a aceitação de um produto ou até para avaliar o grau de satisfação geral deles com sua empresa em relação à concorrência. Alguns cuidados que sugerimos nesse caso são, por exemplo, perguntar antes para o cliente se ele aceita ligações do tipo, se assegurar de que a pesquisa seja breve e direta e nunca confundir pesquisa com vendas e começar a oferecer serviços na mesma ligação.
– A internet oferece ainda formas de pesquisa mais rápidas e mais econômicas, seja por e-mail ou através de um questionário no próprio site.
– Para melhorar a taxa de respostas, é importante simplificar o questionário o máximo possível, garantir ao cliente que as informações serão mantidas em sigilo e talvez, até, em alguns casos, oferecer um incentivo aos respondentes.
– No caso de sua empresa estar precisando de pesquisas um pouco mais aprofundadas, a entrevista direta com alguns clientes pode ser uma boa opção, já que a conversa pode ser mais longa e as perguntas, mais elaboradas, podem dar margens para respostas mais completas. Ela é ideal para ser feita com alguns cliente-chave, para obter informações bem mais detalhadas sobre assuntos específicos.
Para finalizar, é bacana também frisar alguns dos erros mais comuns nessa área, para que você saia correndo deles: perguntas muito óbvias, falta de planejamento e pressupor que sua empresa deve investir muito capital em uma pesquisa formal de mercado são falhas bastante comuns. Fique atento!