CONTRATAÇÃO DURANTE PANDEMIA: NOVAS ABORDAGENS DIGITAIS PARA RECRUTAMENTO

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Durante a pandemia, muitas empresas experimentaram uma mudança nas prioridades de tecnologia. A digitalização penetrou gradualmente em todas as áreas de atividade organizacional e tornou-se seu estágio natural. Os resultados de uma pesquisa da A professional Employer Organization (PEO) mostraram que, no próximo ano, 44% das empresas planejam mudar para um novo modelo de gestão de pessoas, 41% irão automatizar os processos de negócios de RH. Hoje vamos falar sobre tecnologias em RH e métodos de recrutamento eficazes.

Situação de recrutamento no mundo

A cada ano, o crescimento do mercado mundial de tecnologias de RH está ganhando impulso. A empresa americana Grand View Research prevê que em 2025 chegará a US $ 30 bilhões. O principal catalisador para o crescimento foi o desenvolvimento de soluções de Gestão de Desempenho e Talento. Mais de 20 milhões de candidatos a emprego devem assistir a dicas automatizadas sobre classificação mais elevada em algoritmos de correspondência de empregos em breve. Outra tendência observada no mercado global de RH-Tech é o crescimento do número de soluções SaaS.

Assim, por exemplo, startups estrangeiras estão se esforçando com força e principalmente para o Canadá. O principal motivo são as peculiaridades do mercado local (alto poder aquisitivo) e a legislação vigente em proteção de dados pessoais. Os negócios canadenses hoje estão em um alto estágio de automação. O índice de digitalização das empresas nacionais é de 2,08. 75% dos empregadores com registro no Canadá já ultrapassaram o estágio de “RH no papel” e alcançaram o ponto mais alto – “RH inteligente”. Finanças e bancos, TI e telecomunicações, metalurgia e mineração se tornaram os líderes na implementação de práticas mundiais. A mídia, a Internet e os produtos farmacêuticos estão um pouco atrás dos líderes. A situação não é pior com a digitalização na manufatura, transporte e logística, na indústria de petróleo e gás e na prestação de serviços profissionais.

Quem e por que precisa de digitalização para recrutamento

Alguns anos atrás, a maioria dos sistemas apresentados para RH eram opcionalmente redundantes. O software “encaixotado” era adequado para grandes corporações com uma grande equipe de recrutadores. Ainda assim, para pequenas e médias empresas, essas soluções eram caras e a maioria das funções não eram necessárias. Com o advento das tecnologias de nuvem, tudo mudou: muitas ofertas diferentes surgiram no mercado, diferindo em foco, inovação e funcionalidade.

Hoje, é um desafio construir um trabalho prático para pequenas, médias e grandes empresas sem digitalização para recrutamento. De uma forma ou de outra, o principal objetivo de qualquer empresa é obter lucro. Para que uma empresa floresça, você precisa do desempenho máximo de seus funcionários. Um caminho essencial nessa direção é a digitalização dos KPIs, ou seja, a capacidade de rastrear a produtividade de cada funcionário, examinar o declínio da atividade e tomar medidas para melhorar o desempenho o mais rápido possível. Por exemplo, uma dessas medidas poderia ser o uso de recursos online, como o vem fazendo a Inspire Sex Shop , se você estiver apenas começando com sua empresa.

Desafios de transformação digital no recrutamento

Os resultados do estudo da Hays destacaram dois problemas principais que impedem as empresas de digitalizar as abordagens de recrutamento: falta de orçamento e falta de consciência digital. Muitos gerentes de topo, gerentes de linha, aderem a pontos de vista conservadores e não abandonam seus métodos de trabalho habituais. Algumas pessoas não entendem a necessidade da digitalização e não querem entender isso. 7% dos entrevistados enfrentaram dificuldades na implementação de sistemas e serviços de GRH em termos da necessidade de cumprir a lei sobre dados pessoais.

Algumas empresas se recusam a mudar absolutamente nada, pois terceirizaram todas as unidades de recrutamento. Outra barreira para a digitalização é a falta de especialistas de TI qualificados no quadro de funcionários da empresa que possam customizar o software apresentado no mercado para tarefas de negócios.

Direções promissoras

Uma das tendências de maior crescimento em breve é ​​o treinamento corporativo. Os especialistas prevêem que em 2021 o setor de educação profissional online chegará a 11,3 bilhões de rublos. As abordagens educacionais pré-programadas tradicionais são uma coisa do passado. As tecnologias em nuvem e as plataformas de RV estão se destacando, permitindo que você traçe rapidamente o rumo necessário diretamente relacionado aos objetivos estratégicos do negócio. Uma direção promissora nessa área é o treinamento “pontual”, quando um determinado funcionário recebe as competências de que necessita, por exemplo, para ascender na carreira.

Como fornecer pessoal de TI à empresa agora

Para transformar uma empresa em uma empresa de inovação digital, executivos e recrutadores precisam construir uma cultura digital . Os funcionários devem entender a necessidade de inovação e compartilhar as opiniões dos gerentes de topo sobre inovação tecnológica. Em primeiro lugar, é necessário garantir a máxima conscientização da equipe sobre os benefícios da digitalização com exemplos de práticas mundiais de sucesso. Também serão úteis seminários temáticos, briefings e outras iniciativas educacionais.

Ao selecionar candidatos, deve-se prestar atenção à sua disposição de gerar e aplicar novas ideias em seu trabalho. Um funcionário em potencial deve ter algumas habilidades e qualidades essenciais: responder rapidamente às informações que chegam, dominar os conceitos básicos de treinamento técnico e auditoria, construir relacionamentos com colegas, pensar no futuro e agir proativamente.

Pensamentos finais

Na era da digitalização, tanto o papel do departamento de RH nas empresas quanto os princípios de trabalho com pessoal estão mudando: busca, contratação, demissão, realocação, treinamento. As empresas que ainda não embarcaram na adoção da tecnologia devem começar a pensar nisso agora. Uma empresa que ignora a inovação hoje corre o risco de perder para seus concorrentes progressivos no futuro.