Desenvolvimento de softwares: tendências digitais para 2021

A tecnologia continua exercendo um papel fundamental no desenvolvimento das empresas. Fique por dentro das principais tendências para 2021.

A transformação digital revolucionou a maneira como as empresas executam suas operações. Nesse cenário, o desenvolvimento de softwares inovadores se tornou cada vez mais fundamental para que as organizações superem os desafios e cresçam de maneira competitiva no mercado.

Em 2020, com o isolamento social estabelecido por conta da pandemia, a adoção de soluções digitais foi a principal alternativa de muitas empresas para continuarem operando de forma eficaz mesmo enfrentando os desafios do distanciamento. De 2021 em diante, a tendência é que a implementação de softwares na rotina das empresas continue impulsionando o mercado.

A princípio, essas ferramentas fazem sucesso entre os gestores por responderem de forma ágil e eficiente às principais necessidades do negócio. Ou seja, em um tempo tão competitivo, muitos líderes já abriram os olhos para a importância de integrar estratégia e tecnologia. Afinal, quase não existem limites para o que a transformação digital pode fazer dentro de uma empresa.

Esse processo de modernização envolve a facilitação dos processos administrativos e a otimização de todas as operações do negócio. Sendo assim, as tarefas que antes eram realizadas com complicações e burocracias, agora podem ser executadas de forma ágil e rápida, graças à infinidade de recursos disponibilizados pelo desenvolvimento de softwares.

Já sabe qual solução digital pode ser a ideal para o seu negócio?

Não se preocupe. Criamos este artigo para te colocar por dentro das principais inovações do desenvolvimento de software que continuarão fazendo sucesso pós pandemia.

Mobilidade

Não podemos falar de tendências digitais sem mencionar soluções mobile, que são cada vez mais adotadas graças a popularização de dispositivos como smartphones e tablets. Dessa forma, a tecnologia mobile se consolidou como uma excelente alternativa para as empresas que buscam por agilidade, flexibilidade e otimização de suas operações.

Para se ter ideia do quanto o uso de dispositivos mobiles está impactando o mercado, de acordo com o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem smartphones realizam suas compras online através de ferramentas móveis.

O mesmo levantamento aponta que cerca de 77% dos consumidores móveis afirmam comprar mais pelo smartphone. Enfim, é notável como essa tecnologia modificou a maneira como realizamos algumas tarefas do dia a dia.

Nesse sentido, a mobilidade e flexibilidade gerada pelo uso dessa tecnologia também se tornou fundamental para as empresas. O uso de aplicativos, por exemplo, tem facilitado a gestão de muitos processos, além de otimizar atividades de atendimento, comunicação, controle, entre outros. Em outras palavras, um gestor pode criar um aplicativo próprio para a empresa e controlar o negócio na palma das mãos.

Softwares customizados

A criação de softwares para facilitar a rotina das empresas já se tornou comum ao longo dos anos, entretanto, as necessidades se tornam cada vez mais específicas e a tecnologia precisou acompanhar. Agora, ao criar uma solução digital, a tendência é que as características e necessidades do negócio norteiem as funcionalidades e recursos.

O mercado já vem mostrando a muito tempo que para se manter competitivo em um mundo mais inovador não basta que a empresa se adapte às ferramentas. É essencial contar com soluções flexíveis, cada vez mais customizáveis, para conseguir solucionar problemas específicos e de fato gerar os resultados esperados.

Em 2021, muitas empresas estão encontrando um cenário diferente do que o de anos anteriores. Por isso, na hora de aliar negócio e tecnologia, a tendência agora é que as organizações implementem o uso de softwares personalizados, desenvolvidos com foco em requisitos específicos para um determinado contexto, modelo de trabalho ou estratégia.

Plataformas de gestão de aprendizagem

Durante o isolamento social, estabelecido com a pandemia, as empresas precisaram se inovar na hora de treinar e capacitar seus colaboradores. Afinal, além de preparar o conteúdo a ser compartilhado, foi preciso lidar com os desafios gerados pela distância. Nesse cenário, longe de salas de aulas presenciais, uma das soluções mais utilizadas foi a plataforma LMS.

Uma plataforma LMS, abreviação de Learning Management System, é um software de gerenciamento e acompanhamento de cursos e treinamentos online. Esse sistema possui funcionalidades adequadas para facilitar todos os processos que envolvem um curso virtual ou um treinamento corporativo, desde a disponibilização das aulas até às avaliações, por exemplo.

Esta solução digital auxilia o gestor ou a instituição de ensino desde o momento da criação do curso até o monitoramento da performance dos alunos. De modo geral, um LMS permite:

  • upload e gerenciamento de conteúdo;
  • aplicação de trilhas de aprendizagem;
  • interação entre usuários;
  • disponibilização de materiais em diferentes formatos;
  • acesso às aulas por dispositivos mobiles;
  • criação de cadastros, avaliações e certificados;
  • acompanhamento de alunos;
  • ambiente de aprendizado intuitivo e atrativo;
  • uso de recursos de gamificação;
  • otimização da comunicação, com videoconferências, fóruns de discussão, chats em tempo real; entre outros.

São muitas as funcionalidades desta solução digital. Todos os recursos visam melhorar a experiência de quem gerencia o curso e de quem aprende com as aulas. Em um treinamento corporativo a distância, por exemplo, o uso da plataforma consegue deixar os profissionais profundamente engajados com o conteúdo.

Plataformas de distribuição de vídeos

Com a popularização da tecnologia e dos dispositivos eletrônicos, o consumo de vídeos cresce cada vez mais. Os usuários da web buscam consumir informação de forma rápida e dinâmica, fazendo com que o mercado audiovisual se torne uma das maiores tendências da internet.

Nesse contexto, quando falamos sobre o mercado de vídeos, uma das opções mais lucrativas de negócio são as plataformas de distribuição e monetização de conteúdo audiovisual. Conhecida como plataforma OTT, essa tecnologia está entre as soluções digitais mais promissoras do momento.

Para que você compreenda o OTT, Over The Top, pense em exemplos conhecidos, como a Netflix, por exemplo, que teve um sucesso mundial oferecendo conteúdo on demand (sob demanda) via internet. Com esse tipo de solução, você pode vender assinaturas para consumidores de vídeos online e ainda possuir total autonomia para negociar propagandas, fazer parcerias, entre outras formas de negócio.

A pandemia deixará desafios para serem superados. Por isso, será fundamental explorar as novas possibilidades geradas pela tecnologia. Enfim, se manter atualizado sobre as principais tendências ajudará a manter seu negócio competitivo.

Antes de implementar qualquer uma dessas soluções digitais, é importante analisar seu modelo de negócio e pensar de forma estratégica. Com isso, o desenvolvimento de softwares poderá ser um aliado na busca por crescimento contínuo.