Dicas para fotografar com seu smartphone

fotografia
Camera, lens and flash, with a pen and a notebook upon a wooden table.

Muitas pessoas têm desenvolvido suas habilidades de fotografia. A arte de fotografar se tornou um hobby muito comum, e até mesmo tem incentivado a profissionalização da categoria.

A tecnologia tem sido fundamental para trabalhar com mais qualidade esse tipo de ação, e hoje as pessoas estão com cada vez mais acesso a câmeras potentes e de qualidade.

O tempo de precisar de equipamento caro já passou. Até mesmo uma bobina de papel para plotter hoje pode ser encontrada com muito mais facilidade.

O mundo passa por um processo chamado transformação digital, que tem popularizado uma série de avanços de tecnologia que precisam ser trabalhados com mais qualidade para que você possa aproveitar todos os benefícios.

Um desses principais avanços está na figura do smartphone. Estes aparelhos de telefonia móvel se tornaram verdadeiros computadores, com câmeras integradas que cada vez mais possuem qualidade e ação para suas fotografias.

A qualidade de lente e de processamento de imagens tem se tornado cada vez mais eficiente, levando até mesmo ao declínio das tradicionais câmeras digitais compactas.

Com um celular na mão, qualquer momento é adequado para uma boa foto de etiqueta patrimonio.

Apesar de muitas pessoas não olharem com bons olhos para as câmeras de celular, muitos profissionais têm desmistificado essa desconfiança, apresentando as câmeras de smartphone como excelentes opções para uma série de ações com fotografia.

Muitas pessoas não sabem o potencial que tem em mãos, principalmente com celulares mais modernos, que utilizam tecnologia de ponta para apresentar um conteúdo cada vez mais qualificado.

Esse tipo de ação é importante para que você saiba como aproveitar ao máximo seu aparelho e conquistar um potencial maior para as fotos que está tirando de preço corte a laser.

Seja para começar um novo hobby ou para aprimorar suas técnicas, os smartphones se tornam uma ótima opção de apoio sem que você precise de equipamentos próprios para começar a trabalhar com as imagens.

Tirando fotos com seu smartphone

Para conseguir tirar fotos com qualidade usando seu smartphone, é preciso ter atenção a alguns elementos importantes. Primeiro, você precisa identificar se o seu dispositivo é próprio para isso.

Todos os smartphones vêm com câmeras embutidas, mas alguns modelos mais antigos tem uma resolução baixa ou poucas opções de fotografia.

Já os modelos mais novos vem com câmeras potentes, muitas vezes com múltiplas lentes para aproveitar melhor sua fábrica de etiquetas personalizadas.

Por isso, conhecer seu equipamento é uma parte integral de seu trabalho. Dessa maneira, você consegue ter muito mais possibilidades quando estiver utilizando seu equipamento, conseguindo aproveitar estas dicas em sua totalidade.

Além disso, é importante pensar que nem todas as dicas funcionam para todos os tipos de fotógrafos. É preciso procurar entender melhor como você deseja fazer suas fotos, adaptando as informações que conseguir para sua realidade.

Trabalhando com o foco

O foco é um dos pontos mais importantes da fotografia. Com ele, você consegue dar mais atenção para um ponto específico da imagem, colocando mais ou menos a iluminação, tirando o embaçamento e outras ações.

Para a maioria dos celulares modernos, o foco é automático. Entretanto, se você deseja focar em um ponto que o aparelho não identificou como principal, é possível tomar o controle desse tipo de ação ao fotografar com um papel de parede estilo oriental de fundo, por exemplo.

Para conseguir colocar o foco onde você deseja, basta apontar com o dedo no local e a câmera automaticamente fará todo o processo de focar no local. Muitas pessoas esquecem de fazer esse pequeno detalhe, o que pode gerar dificuldades.

Se a câmera não focar automaticamente de forma correta, você acabará tendo que tirar várias fotos até achar alguma que o agrade, enquanto com o foco é possível escolher a foto perfeita com apenas um clique.

Compensação de exposição

A iluminação de uma cena que você está tentando fotografar possui uma série de focos de iluminação, o que pode ser complicado para que a câmera consiga definir sozinha com precisão onde deve compensar.

Quando você está tentando fotografar algo que é muito mais escuro ou claro que o fundo da imagem, isso fica ainda mais acentuado, geralmente criando uma foto que perde uma série de detalhes, principalmente em áreas muito claras ou escuras.

Para conseguir trabalhar melhor com isso, normalmente é possível encontrar um controle deslizante na tela do celular para tirar foto de um totem luminoso. Esse controle representa o brilho da câmera.

Ao ajustar a exposição, você consegue diminuir ou aumentar o brilho, conseguindo estruturar de forma mais adequada o que você deseja fotografar.

Alguns aparelhos permitem ainda que você faça um escaneamento da região, dando um pequeno duplo clique na tela, que se ajustará às condições de iluminação.

Dessa maneira, você consegue garantir boas fotos e trabalhar até mesmo de maneira artística, criando silhuetas e outros detalhes fotográficos que podem fazer a diferença na hora de bater a foto.

Saiba usar o flash

O flash pode ser uma ferramenta muito importante, mas pode acabar atrapalhando uma série de imagens se não for usado corretamente. A maioria das pessoas simplesmente liga o flash para tirar fotos com pouca luz ou a noite.

Porém, a verdade é que o flash pode acabar atrapalhando a imagem se você o ativar fora de seu objetivo. O flash serve para iluminar objetos próximos à câmera, uma vez que sua iluminação tem um alcance limitado para fotografar uma locação de tendas.

Isso significa que você não precisa dele para tirar fotos de ambiente ou que sejam mais atmosféricas. O flash também não é exclusivo para fotos noturnas, ele pode ser de grande ajuda para fotos à luz do dia.

O flash consegue diminuir o impacto das sombras, quando você tira uma foto contra o sol. Dessa forma, você consegue tirar fotos mais impactantes e claras, sem precisar fazer retoques com programas de edição.

Ligue a grade

Uma das principais vantagens dos smartphones é como eles utilizam a tecnologia a favor do fotógrafo de uma empresa de eventos corporativos.

Muitos destes aparelhos possuem uma sobreposição que pode ser ativada a qualquer momento, e coloca uma grade digital na imagem que você está vendo para tirar a foto. Essa ferramenta é muito boa para o enquadramento.

Através da grade, você pode determinar vários detalhes da foto, como:

  • Posicionamento;
  • Foco;
  • Iluminação;
  • Ângulo.

Com isso, suas imagens ficam muito mais completas, e você consegue até mesmo trabalhar melhor e entender os detalhes desse tipo de atividade.

Utilizando o zoom

O zoom digital e o zoom óptico são ferramentas que a maioria dos smartphones disponibiliza, desde modelos antigos até os mais atuais. Entretanto, para conseguir alcançar locais mais distantes, o zoom acaba abrindo mão da qualidade.

Por isso, para conseguir trabalhar efetivamente, é importante pensar em formas de utilizar estes recursos com sabedoria. Sempre que possível, aproxime-se do foco da foto, ampliando o objeto dentro do quadro.

Deixe o zoom apenas como último recurso, para garantir a foto ainda que entenda a perda de qualidade nesse tipo de ação, aproveitando melhor este recurso para tirar fotos difíceis.

Estabilidade da câmera

Um dos maiores problemas dos smartphones enquanto aparelhos para tirar fotografias é que, por seu tamanho reduzido, muitas vezes é difícil apoiar o dispositivo para conseguir tirar fotos sem tremer.

Existem algumas soluções simples para isso, como a utilização de ring lights ou tripés para manter a estabilidade na hora de tirar a foto. Como uma alternativa, você pode se apoiar em algum local para fixar os braços.

Até mesmo apoiar o aparelho em alguma superfície fixa pode ajudar a tirar fotos mais estáveis e sem risco de tremer e acabar perdendo uma boa imagem.

Utilização de filtros

Se você está querendo um efeito de qualidade e uma pós-produção boa em sua foto, o smartphone pode ajudar muito com isso. A maioria dos aparelhos tem uma série de filtros predefinidos para que você consiga aplicar em suas imagens.

Esses filtros mexem com as cores, a saturação e o brilho das imagens, criando efeitos muito bonitos e transformando completamente as fotos.

Além dos modelos que já estão no celular, é possível baixar outros efeitos para trabalhar de forma mais fácil suas imagens. Esse tipo de ação é ideal para pessoas que não sabem utilizar programas complexos de edição, e ficam prontas instantâneamente.

Considerações finais

Tirar fotografias com seu smartphone já não é mais algo para se fazer por falta de opções. Os dispositivos estão cada vez mais próximos das câmeras profissionais, o que permite que você explore e diversifique usando esse tipo de elemento.

Para conseguir trabalhar com qualidade em seu smartphone, entretanto, é preciso conhecê-lo profundamente e entender todas as opções que ele pode oferecer. Algumas pessoas acabam utilizando recursos mais profissionais.

Entretanto, dentro do conceito de hobby, ainda é muito interessante utilizar as ferramentas de fotografia dos smartphones como uma forma de aproveitar melhor seu equipamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.