A parte prática da construção de uma marca

Semana passada conversamos um pouco sobre como criar uma marca e torna-la poderosa. Hoje o papo vai ser um pouco mais tangível: vamos falar sobre as ferramentas necessárias para a construção da marca.

Segundo Paul Stobart, a criação bem sucedida de uma marca começa com um bom design de produto, e isso não se refere apenas à sua funcionalidade e desempenho, mas também à sua aparência, e isso vai além do aspecto do produto, envolvendo também sua embalagem. Imagine uma prateleira de supermercado cheia de opções. Uma marca que apresente uma caixa diferenciada por fazer toda a diferença na hora de disputar a atenção do consumidor, além de que uma embalagem forte é um instrumento poderoso na hora de fixar a identidade da marca.

A propaganda também é uma ferramenta imprescindível, afinal, todos conhecemos o ditado que diz que ela é a alma do negócio. As mídias possuem um poder muito grande de influenciar o consumidor, e com a internet essa arma vem ficando cada vez mais poderosa. Identificar seu público alvo e estudar quais são as mídias e canais indicados para divulgar o seu produto é decisivo para que sua empresa seja alavancada, e cada vez mais as marcas precisam ser inovadoras e se reinventar constantemente para estarem à frente de seus concorrentes e consumidores.

Ainda segundo Stobart, se as marcas são o ativo estratégico mais valioso de uma empresa, então faz sentido cuidar bem delas. Após a criação da propaganda e da imagem, é importantíssimo acompanhá-las de perto para ter certeza de que os elementos que diferenciam sua marca das outras estão sendo recebidos com precisão pelo consumidor. Não adianta fazer malabarismos com os produtos e não identificar se tudo isso está sendo bem comunicado.

Como fazer acontecer

  • Busque diferenciar os aspectos da oferta de seu produto ou serviço em relação aos concorrentes
  • Construa sua proposta de marca a partir das vantagens funcionais e emocionais que você acredita serem oferecidas a seus clientes
  • Preste bastante atenção na segmentação de consumidores para focar no público alvo correto e saber qual deve ser sua abordagem
  • Acompanhe o desenvolvimento da sua comunicação e da sua imagem, para se assegurar de que elas estão passando a imagem desejada
  • Aproveite a internet!!!!!!
  • Trabalhe sobre todos os aspectos de sua empresa, incluindo as instalações e o comportamento dos colaboradores, porque tudo isso reflete e transmite os valores da marca