Depois de uma pequena pausa, essa semana retornamos com nossa pauta habitual das dicas de marketing, e vamos falar então sobre os famigerados lançamentos, que são cruciais para o desenvolvimento de qualquer negócio, mas exigem um minucioso planejamento.
A comunicação, tanto interna quanto externa, é vital nesse processo. Começando, é claro, pela interna, visto que toda a empresa precisa estar alinhada e entendendo o que está acontecendo. A equipe de desenvolvimento precisa comunicar a alta administração e vender a ideia do projeto, para que possam garantir os fundos necessários. Depois dessa aprovação, é necessário comunicar a todas as outras partes da empresa que serão envolvidas, como o setor de manufatura, de pesquisa, de distribuição e, é claro, o de marketing, que deve ter todas as informações possíveis sobre o produto para que possam criar as melhores estratégias de comunicação externa.
O momento do pré-lançamento também deve ser pensado com muito cuidado. Se seu produto será redistribuído por atacaditas ou varejistas, por exemplo, estes devem ser os primeiros a entrar em contato com ele. Crie um programa de incentivos para as vendas, afim de interessar esses distribuidores. Manuais são muito importantes, afinal vão explicar para eles os diferenciais e o funcionamento do seu novo produto. É essencial que todos os envolvidos entendam o produto.
Neste manual, devem ser encontradas informações antecedentes, que explicam, por exemplo, o porquê de esse produto estar sendo lançado, como ele se encaixa na estratégia de crescimento da empresa e quais as novas oportunidades que ele irá trazer, tanto para o seu negócio quanto para os revendedores. O manual também deve conter as características e vantagens do produto e o nível de apoio disponível para o lançamento.
Também é muito interessante organizar um evento nacional de lançamento, do qual participem toda a equipe de vendas e também os revendedores – mas tenha em mente que não adianta só se preocupar e focar as energias nesse momento, é necessário um enorme cuidado com a fase que vem depois: a do início das vendas.
Cuide bastante com a comunicação desse produto ao cliente, use da publicidade para gerar interesse, incentive a experimentação, utilize a imprensa e a internet da melhor maneira possível.
Cuidado com os erros mais comuns, que são a falha na motivação de vendas, que pode invalidar todo o trabalho prévio, e também, é claro, com a propaganda enganosa e/ou uma promoção espalhafatosa de um produto aquém.