O que é um influenciador digital? Definição e significado

influenciador digital
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O influenciador digital têm um amplo alcance, alto número de seguidores e uma presença influente nas redes sociais. Eles produzem conteúdo quase todos os dias e interagem com seus fãs. Mais e mais empresas estão aproveitando isso. As empresas podem fazer marketing direcionado com influenciadores. 

Eles usam ferramentas de mídia social para , por exemplo, aumentar seu alcance no Instagram, executar campanhas publicitárias e transmitir seus produtos ao público em geral. Aqui você pode descobrir exatamente o que os influenciadores fazem, quais são os influenciadores conhecidos e como você mesmo pode se tornar um deles.

Definição: o que é um influenciador digital?

Influenciador digital são pessoas com amplo alcance e grande visibilidade nas redes sociais . O termo “influenciador” vem do verbo inglês “influenciar”, que se traduz como “influenciar” e tem sido usado nas redes sociais desde os anos 2000. 

Os influenciadores usam seu alcance para divulgar certos tópicos e informações ou para anunciar empresas. Graças a certas funções de análise e estatísticas, por exemplo no Instagram, os influenciadores podem descobrir quantas pessoas acessaram suas postagens e quais foram suas reações.

Os influenciadores têm um impacto poderoso nas pessoas de sua rede que os seguem. Assim, eles podem influenciar as opiniões ou o consumo de seus seguidores. 

Para isso, os influenciadores podem estar ativos em uma ampla variedade de plataformas, por exemplo , Instagram, Facebook, Twitter, TikTok ou YouTube. Os influenciadores mais conhecidos têm dezenas de milhões de seguidores ou fãs. Normalmente, eles não se limitam a um tópico, mas lidam com uma ampla gama de tópicos e são conhecidos como influenciadores de massa devido ao seu alcance extremamente elevado.

Existem também os chamados micro influenciadores , que geralmente têm apenas alguns milhares de assinantes. Embora tenham um alcance menor, eles geralmente são especializados em um tópico muito específico e têm uma conexão próxima com seus seguidores. Os micro influenciadores são, portanto, muito interessantes para as empresas.

O marketing direcionado com influenciadores conhecidos é conhecido como marketing de influenciadores. As empresas podem se beneficiar muito com o alcance do influenciador e aprender mais sobre seu público-alvo e possíveis clientes, graças ao monitoramento de mídia social. 

Eles usam influenciadores especificamente como embaixadores da marca ou do produto para promover sua marca ou um produto especial como óleo de melaleuca. Colaborações de longo prazo, campanhas curtas ou depoimentos mais curtos podem surgir entre influenciadores e empresas.

Diversidade: que tipo de influenciadores existem?

Todos os tipos de pessoas podem ser influenciadores e usados ​​por empresas para fins de marketing de mídia social. Até mesmo celebridades como atores, cantores e jogadores de futebol costumam ser também influentes nas redes sociais. 

Graças ao seu alto nível de conhecimento, eles podem facilmente chamar a atenção para determinados produtos e anunciá-los. Até mesmo jornalistas e blogueiros usam as mídias sociais para divulgar suas preocupações e opiniões e atingir públicos específicos.

Alguns influenciadores não têm outro emprego, mas são influenciadores em tempo integral. Eles estão principalmente ativos nas redes sociais há vários anos e usam uma ampla variedade de plataformas para seus propósitos. Os tópicos com os quais os influenciadores lidam são diversos. Por um lado, existem aqueles que se especializam em um tópico de nicho e se dirigem a um público-alvo muito específico; por outro lado, aqueles que tratam de uma ampla gama de tópicos e, portanto, atraem a grande maioria. Os tópicos mais conhecidos de influenciadores são:

  • Modo
  • Beleza
  • Comida
  • Bebê
  • Ginástica
  • Viajar por
  • Jogos
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Utilidades domésticas
  • Animais

Dependendo de quais plataformas os influenciadores usam, eles publicam conteúdo diferente. Os mais populares são basicamente os vídeos que não só podem ser encontrados no YouTube, mas também aparecem no Instagram ou no TikTok na forma de bobinas. 

Além dos chamados vlogs, em que influenciadores falam de sua vida em um vídeo-diário, há também lanços em que determinados produtos são apresentados. Além disso, análises ou desafios direcionados, principalmente com outros influenciadores, são populares. Os influenciadores da moda costumam usar os chamados lookbooks, nos quais apresentam roupas diferentes

Dicas: o caminho para se tornar um influenciador

Não existe uma maneira direta e segura de se tornar um influenciador. Também não há ponto em que você possa se enfeitar com o título de influenciador. Em vez disso, é um status que deve ser mantido com esforço diário. O sucesso depende de como o público reage e avalia você. 

No entanto, existem algumas dicas que você deve manter em mente ao se tornar um influenciador:

  • Em primeiro lugar, pergunte-se por que você quer se tornar um influenciador em primeiro lugar. Quais são seus sonhos e quais são seus pontos fortes?
  • Em linha com isso, você deve escolher um tópico específico que também seja a sua paixão.
  • Além disso, lembre-se de que os influenciadores podem ser um trabalho de tempo integral que exige muito tempo e esforço.

Quando você encontrar um tópico no qual deseja se especializar, fique de olho na competição até agora. Isso oferece uma boa visão geral e permite que você reúna informações importantes. 

Concentre-se em uma plataforma por enquanto e sempre alinhe seu conteúdo ao seu público-alvo. Depois de criar uma conta ou canal, anuncie em seus círculos sociais.

Como um influenciador, o mais importante é que você publique postagens regularmente e sempre ofereça conteúdo variado e empolgante. Assim você não será esquecido por seus seguidores. 

Também é importante que você interaja muito com seus seguidores e desenvolva um relacionamento direto. Também é útil se você se relacionar com outros influenciadores e se beneficiar de seu alcance. Seja fiel a si mesmo o tempo todo e continue expandindo sua rede ao longo do tempo.