Por que a maioria dos sites de comércio eletrônico falha – 4 principais razões técnicas

Uma loja virtual é mais do que apenas um catálogo on-line de produtos; é uma vitrine onde os gerentes de marca podem vender quase tudo que se deseja. Criar um site de comércio eletrônico é relativamente fácil e não é tão caro. Se projetada e executada bem, uma loja virtual pode gerar tráfego e vendas sem fim para uma empresa. Além disso, um negócio de comércio eletrônico incorre tradicionalmente em menos custos indiretos em comparação com o varejo físico.

Apesar do fato do mercado de comércio eletrônico estar crescendo a uma taxa espantosa de 13% ao ano, um grande número de portais de compras online está lutando para ser lucrativo ou, em muitos casos, sobreviver. Segundo as estatísticas, cerca de oito em cada dez lojas online falham dentro de um ou dois anos, apesar de ter um bom plano e recursos financeiros . Qual o motivo dessa taxa de falhas?

Só porque a Internet abriga algumas das maiores empresas do mundo, isso não significa que é fácil iniciar um negócio on-line. Se você possui um site de comércio eletrônico ou planeja criar um, deve pensar além de ter uma interface extravagante e fornecer soluções compatíveis para aprimorar a funcionalidade da sua loja online. Nesta postagem , discutiremos algumas das principais armadilhas a serem evitadas ao executar uma loja virtual.

Imagens de baixa qualidade e descrições de produtos defeituosos

Ao fazer compras online, os consumidores dificilmente passam por todos os detalhes do produto. Em vez disso, eles confiam nas imagens e descrições quando se trata de tomar decisões de compra. Imagens e descrições de produtos projetadas adequadamente são uma maneira perfeita de causar uma boa impressão . No entanto, as imagens borradas, demoram muito a carregar e são de baixa qualidade podem revelar-se grandes spoilers para sua loja virtual.

Portanto, é sempre uma boa ideia substituir essas imagens por imagens de alta definição. Além disso, exiba o produto em várias visualizações (usando imagens de alta qualidade) e tente incluir descrições relevantes e personalizadas de maneira exclusiva (evite usar genéricas). Para concluir, não confie apenas nos preços. Em vez disso, atraia seu público-alvo com excelentes imagens e detalhes do produto.

Má gestão de fundos de investimento

Sim, é possível abrir uma loja virtual mesmo investindo pouco, mas você precisará de muito mais do que isso para obter sucesso. Uma das principais razões pelas quais a maioria das lojas on-line falha é a má administração ou desvio de fundos de investimento. 

Como qualquer outro negócio novo, um site de comércio eletrônico recente pode exigir um investimento pesado e uma quantidade significativa de mão-de-obra.

 Além disso, você precisará de mais capital para cobrir os custos contínuos de desenvolvimento de sites (hospedagem, WordPress, Plugins etc.), inventário (gerenciamento de estoque), publicidade (promoção e marketing), estratégia de conteúdo, otimização de mecanismo de busca (SEO) , gerenciamento da cadeia de suprimentos e outras despesas operacionais. Mantendo todos esses aspectos em mente, você deve locar adequadamente seus fundos de investimento.

Lembre-se sempre de que, quando você inicia uma loja on-line, o fluxo de caixa provavelmente não é suficiente para cobrir as despesas operacionais. Normalmente, leva meses (ou até anos) para sua loja online atrair tráfego orgânico e seus esforços de marketing para explorar e explorar os fluxos de receita mais potentes. Aqui está uma dica de especialista: não entre no “all-in” desde o início. Mantenha uma certa quantia de capital em reserva para despesas inesperadas ou adicionais. 

Concentrando-se exclusivamente na competição

Não importa em que nicho você esteja ou qual produto ou serviço possa vender, haverá um concorrente esperando por você ao longo do caminho. Dito isto, nunca recue, pois a concorrência pode realmente ser boa para o seu negócio. 

Embora seja crucial manter um olho em seus concorrentes, não fique muito preso ao monitoramento de todos os seus movimentos e estratégias, pois isso pode sair pela culatra. Se você se concentrar apenas na concorrência, é mais provável que você fique um passo (ainda mais) para trás. Pior ainda, você nunca será capaz de tomar as iniciativas necessárias para aproveitar oportunidades.

Diferencie-se de seus colegas rivais e ofereça a seus clientes uma proposta única que eles só podem receber se fizerem compras em sua loja. Por exemplo, você pode oferecer um serviço de entrega gratuito. Isso ajudará a fornecer uma Proposta de Venda Única . sobre grandes nomes como a Amazon, que oferece apenas entrega gratuita de super economia (que leva alguns dias para chegar).

 Diferenciar sua loja de comércio eletrônico do resto do pacote pode parecer desafiador ou até impossível no começo, mas você pode fazê-lo funcionar concentrando-se em coisas simples, como fornecer mais opções de entrega, métodos de pagamento, variedade de opções e reduzir custos de envio .   

Classificação baixa nos mecanismos de pesquisa

Outra razão pela qual a maioria das lojas online falha é – por causa de seus baixos rankings nos mecanismos de pesquisa. Isso pode ser devido a uma infinidade de razões, incluindo otimização inadequada do site na página, falta de detalhes importantes do produto, nenhum certificado SSL, tempos de carregamento de página ruins, nenhuma indexação do Google etc.

A obtenção de uma classificação alta nos resultados de pesquisa é a objetivo máximo de todos os negócios de comércio eletrônico. É aqui que a Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é útil, ajudando seu site a se mover para o topo do mecanismo de pesquisa em um curto espaço de tempo.

No entanto, a execução de SEO para um site de comércio eletrônico pode ser difícil às vezes, provavelmente porque os sites de comércio eletrônico são baseados em produtos e não em conteúdo. Lembre-se sempre de que o conteúdo é KING e o fator mais importante de qualquer campanha de SEO. 

Como proprietário de uma loja, você precisa ter um plano eficaz para promover seus negócios e conquistar novos clientes. Para isso, você precisa se envolver em estratégias eficazes de otimização de mecanismo de pesquisa e marketing de conteúdo, que ajudarão a garantir que seu site atraia muitos visitantes, o que gera altas taxas de conversão e geração de leads.

Empacotando

Para encurtar a história, o comércio eletrônico é, sem dúvida, uma ótima maneira de iniciar um negócio com despesas gerais mínimas, no entanto, não cometa o erro fatal de criar um site abaixo do esperado, pois afasta os usuários em vez de atraí-los.

Com as dicas mencionadas acima, você certamente terá sucesso em seus empreendimentos de comércio eletrônico, evitando as armadilhas que causam desconforto . Lembre -se de que o desenvolvimento de sites de comércio eletrônico exige muito tempo, esforço e despesas. Portanto, não espere sucesso da noite para o dia – seja paciente!