SEO está morto !?
Empresários, profissionais de marketing ou usuários em geral que administram uma empresa ou que estão apenas interessados em marketing digital podem ter tropeçado em centenas de blogs, artigos e boletins reivindicando os mesmos clichês na internet. Sem mencionar, oferecendo cinco razões, seis considerações e tudo o que aponta para vencer esse argumento.
Declarar o fim do SEO é o mesmo que descobrir que o famoso ator ‘Sylvester Stallone’ está morto, bem novamente! Igual essa não é exatamente a primeira vez que o SEO é vítima de um boato envolvendo a morte. Você pode ler uma parte justa dos recursos que dizem que a otimização do mecanismo de pesquisa agora se tornou uma coisa do passado. Frase de efeito como “A classificação tem tudo a ver com backlinks de qualidade”, “O conteúdo é rei” e “Melhor a otimização de palavras-chave, melhores os resultados” estão substituindo o rótulo “SEO”.
Ultima Factual?
No marketing digital, a categoria SEO compreende várias subcategorias – marca, otimização de palavras-chave, criação de conteúdo e sinais do usuário, otimização da taxa de conversão, redes sociais, experiência técnica do usuário (UX), criação de links e auditoria e rastreamento.
Embora o SEO certamente tenha seus próprios problemas ligados e se transformou em um jogo de xadrez de nível super difícil que não pode ser vitorioso por não especialistas ou profissionais de marketing amador, ele ainda é o autor e, de fato, não está morto.
Mas o SEO se tornou mais vital do que nunca e também perigoso. Sim, você leu certo – seus concorrentes em potencial podem estar envolvidos com a prática infeliz e ameaçadora “SEO negativo” e arruinar rapidamente seus rankings de ganhos significativos.
O que é SEO negativo?
A otimização negativa do mecanismo de busca (SEO) é a contrapartida maliciosa à esquerda do SEO positivo . Esses dois tipos de SEO são correlacionados entre si em termos de classificação e desempenho, pois visam impactar as classificações dos mecanismos de pesquisa de um site – para um URL e possivelmente também para o domínio host, manipulando áreas de conteúdo, intervalos de sinal do usuário e variáveis .
Os golpistas do Blackhat empregam vários métodos antiéticos com a intenção de influenciar negativa e rapidamente as classificações de busca para fins maléficos e egoístas, enquanto os especialistas da white hat se concentram em melhorar as classificações de seus sites sem prejudicar os outros.
SEO negativo refere-se à prática de implementar técnicas de SEO de chapéu preto e explorar pontos fracos nos algoritmos dos mecanismos de busca para obter classificações altas para um site ou página e, simultaneamente, sabotar o ranking e a popularidade de possíveis concorrentes. Por outro lado, o SEO positivo implica o uso de técnicas de SEO e chapéu ético, como otimização e reestruturação do HTML do site, para melhorar a classificação de um site nos mecanismos de busca.
O SEO negativo uma ameaça real?
Tanto real, quanto os (celulares, laptops, etc.) foram adotados por usuários com experiência em tecnologia para sobreviver no mundo atual de tecnologia. Como resultado, a taxa de penetração da Internet atingiu uma alta histórica nos últimos anos. De fato, a taxa média por isso que muitos vendedores on-line mudaram drasticamente suas estratégias digitais e começaram a alavancar métodos de SEO negativos para que eles possam obter resultados rápidos e duradouros e crescimento imprevisível nas classificações, além de segmentar cada vez mais clientes.
É fundamental entender que o SEO negativo nem sempre é intencional. Atualmente, há uma variedade de sites de bot de raspagem na web, fazendas de links queimados e redes de blogs com âncoras de palavras-chave de correspondência exata que geram links. De vez em quando, infelizmente, seu site tende a ser agrupado na multidão de centenas de milhares de outros sites.
Ao mesmo tempo, dizer que o SEO negativo não é uma ameaça real também seria errado. A demanda por especialistas em SEO e black hat negativos cresceu nos últimos dois anos. Anteriormente, o uso de técnicas de SEO de chapéu preto era para melhorar negativamente o ranking, a CTR e os veículos de vendas, mas hoje em dia os criminosos de bigode preto começaram a usar essas táticas de arte negra para causar estragos em seus concorrentes. Em vez de colocar muito trabalho duro e esforço em seu próprio site, eles estão colocando obstáculos no caminho de outros sites.
Existem várias formas diferentes de ataques de SEO negativos, incluindo:
- Hackeando seu site, ambiente de hospedagem ou banco de dados
- Gerando críticas negativas para arruinar sua reputação online
- Criando perfis de negócios falsos nos canais de mídia social
- Compra de links de redes desatualizadas ou queimadas, como redes de blogs privados (PBNs)
- Crie dezenas de milhares de links com spam para segmentar seu site ou URL
- Fazendo alterações no código do seu site ou mesmo removendo-o dos mecanismos de pesquisa
- Copiando, raspando e também redistribuindo seu conteúdo por toda a Internet
- Injetar no seu site milhares de palavras-chave irrelevantes e de baixo grau, como irritar, porque online e outros termos
- Removendo os backlinks mais lucrativos e de alta qualidade do seu site
- Como indexar seus URLs com conteúdo incorreto ou spam
Como determinar se o seu site foi atingido por SEO negativo?
SEO negativo não é a única e mais provável explicação para um repentino declínio nos rankings do seu site. O motivo pode ser algo tão simples e bobo quanto acidentalmente:
- ter um plug-in quebrado que cria um clone de suas páginas com canonização incorreta;
- não indexar seu conteúdo;
- proibindo caminhos específicos nos arquivos do Robos etc.
Antes de alegar que alguém está lá fora para deliberadamente diminuir seus rankings, fatore adequadamente e analise os cenários e causas comuns para quedas. Aqui está uma lista abrangente que ajudará você a descobrir se você é realmente vítima de SEO negativo ou se é apenas um erro:
- Primeiro, confira como o Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa estão tratando seu site.
- Determine se o código-fonte e os arquivos robos.txt estão configurados incorretamente.
- Analise seus weblogs para encontrar pontos fracos na configuração, detectar problemas de resposta e identificar raspadores.
- Use o Google Analytics para revisar a taxa de rejeição, a duração da sessão, as fontes e referências de tráfego, a velocidade do site etc.
- Use o Google Search Console, o Bing Webmaster e outras ferramentas confiáveis para avaliar todos os três contêineres de SEO: conteúdo, links e sinais do usuário.
- Utilize uma ferramenta de análise de links premium para avaliar dados de links internos e de entrada, incluindo palavras-chave orgânicas, domínios e backlinks novos / perdidos, âncoras e links quebrados de saída, bem como domínios vinculados.
- Use ferramentas técnicas e de rastreamento para examinar o mapeamento de rastreamento, problemas de canonização, redirecionamentos, parâmetros de consulta e status da indexação.
- Por fim, use uma ferramenta robusta como o Copyscape para revisar todo o site em busca de duplicação de conteúdo.
- SEO negativo não é divertido – é algo que nenhuma empresa ou profissional de marketing deseja encontrar e lidar a todo custo! Saber mais cedo se você foi nocauteado por profissionais de marketing de chapéu preto e como permitirá que você proteja seu site de suas estratégias de marketing .