Uma estratégia e abordagem de melhores práticas para reduzir custos

Com a economia global ajustada para uma redefinição significativa, enquanto o mundo enfrenta o impacto do Covid-19, a remoção de custos tornou-se uma das principais prioridades da maioria das organizações. Usando uma estratégia e uma abordagem de melhores práticas para organizações de posições de corte de custos para obter sucesso a longo prazo. 

De acordo com um novo relatório, o corte de custos pode – ser uma visão simplificada – realizado de duas maneiras. O primeiro é o mais comum – o corte de custos é visto como uma reação de curto prazo a uma ameaça, provocando reduções no número de funcionários e a remoção de custos como parte do “negócio habitual”. 

Mas, embora essas respostas rápidas pareçam uma resposta lógica para garantir fluxo de caixa e liquidez, elas vêm com um custo de oportunidade a mais longo prazo. 

Essa abordagem de curto prazo significa que as organizações reduzem simultaneamente seu foco em inovação e crescimento , em alguns casos, na maneira como são vistas pelos clientes . 

A abordagem melhor, mas também demorada, é considerar o corte de custos como um exercício estratégico. Em outras palavras, as organizações devem acompanhar as correções rápidas muito necessárias com uma visão do futuro. Essa é a vez que os líderes transformam o controle de custos em “competitividade aprimorada e duradoura”. 

Então, como isso pode ser alcançado. conversou com 180 líderes globais em 10 setores sobre suas experiências e atitudes em relação à otimização de custos e, com base em seus aprendizados, a  empresa de consultoria identificou uma abordagem de melhores práticas para projetar e fornecer benefícios de custo. A abordagem colocou seis dimensões principais em seu núcleo. 

Estratégia

Primeiro, os líderes precisam de uma estratégia abrangente clara. Eles são aconselhados a desenvolver uma visão abrangente de como a otimização de custos cria, não apenas protege, valor e como ela se desenvolverá no futuro. A chave é que a estratégia esteja alinhada às ambições e objetivos de curto prazo da organização.

Nesta fase, várias etapas são importantes. Para garantir que os custos sejam levados em consideração nas decisões iniciais de projeto e iniciação, garantindo que quaisquer custos desnecessários possam ser evitados mais adiante, os líderes devem considerar o uso de uma abordagem de Design a Custo para todo o ciclo de vida do produto (desenvolvimento de produtos, produção, pós-venda), bem como para investimentos em produção. 

Então, um plano detalhado de ofertas de produtos ou clientes nos próximos cinco anos – conhecido como roteiro de desenvolvimento de produtos – permitirá priorizar os gastos em projetos e recursos de tecnologia. 

Nas organizações menores, a estratégia de custos pode ser liderada e supervisionada pela equipe executiva, com o COO e o CIO encarregados da maioria dos elementos de custo. No entanto, em empresas maiores, a otimização de custos precisa de uma função dedicada para calcular os custos do produto e facilitar as iniciativas de corte de custos, além de influenciar e obter adesão das empresas da organização. 

Organização e Governança

O segundo passo é estabelecer uma governança, que permita alinhar líderes e pessoas na mesma direção da viagem. A criação de uma equipe multifuncional é importante, e os líderes do programa devem ter o poder de fornecer mudanças. 

O uso da abordagem multifuncional normalmente inclui custos de vendas, marketing, produto, operações, administrativos, e suprimentos – isso abre caminho para uma visão de ponta a ponta altamente integrada de todas as reduções de custo planejadas e em tempo real. Isso permite que os líderes identifiquem como os custos fluem através das várias funções da organização e definindo planos para gerar economia de custos. 

Cada membro da equipe multifuncional de corte de custos precisa de uma função claramente definida e precisa estar comprometido com essa função. Todo projeto de desenvolvimento deve ter metas de custo claramente definidas e o progresso deve ser rastreado. 

Processos

Com uma estratégia e governança implementadas, a economia de custos pode ser identificada no nível do processo. Com a experiência da Consulting em oferecer centenas de programas globais de corte de custos, a maneira mais fácil de cortar custos é tipicamente nas funções administrativas de uma organização, como finanças, recursos humanos ou operações. 

Os exemplos incluem a implementação do Lean na cadeia de fabricação e fornecimento, incorporando maneiras ágeis de trabalhar no desenvolvimento de software ou implementando a digitalização para transformar funções. 

Importante nesta etapa é adotar uma abordagem de custo de ponta a ponta para processos integrados, que são executados em vários departamentos, como os processos de Compra para Pagamento ou Compra para Entrega. Com todas as economias relacionadas ao processo em cima da mesa, as prioridades devem ser feitas. Usando uma estrutura de otimização de custo total, as economias de custo mais fáceis de realizar e aquelas que agregam o valor mais estratégico devem ser acompanhadas primeiro.

Ferramentas

Para fornecer com sucesso os principais indicadores de desempenho, com redução de custos, toda organização precisa de um conjunto de ferramentas baseado na Web para planejar, fornecer e rastrear dados de custo que permitam a todos os interessados ​​acesso imediato e abrangente a um conjunto consistente e confiável de dados. Isso aumenta a probabilidade de entrega de economias e pode desencadear um ciclo de sucesso – usando a economia de custos para incentivar novas iniciativas e inovação em excelência operacional.

As ferramentas mais usadas se concentram no gerenciamento de projetos, gerenciamento de riscos, gerenciamento de requisitos e rastreamento de custos.

Competências e habilidades

Garantir que as pessoas estejam equipadas para oferecer economia de custos é uma parte essencial do processo de mudança. você precisará incorporar a cultura certa para que o sucesso na redução de custos seja sustentável. 

Começa com um roteiro de treinamento para aumentar a excelência operacional. Durante a entrega, dividir silos e implementar princípios ágeis são as principais etapas. “Isso ajuda a garantir que a organização como um todo esteja trabalhando com a mesma estratégia, considerando todas as seis dimensões de redução de custos, em vez de funções diferentes puxando alavancas diferentes em momentos diferentes. 

Metodologias

Os líderes podem usar várias metodologias para obter insights mais profundos ou acelerar a entrega de economia de custos. Um dos métodos mais usados ​​é o benchmarking. Isso mede como o desempenho se compara a outras organizações do setor e a outros setores e líderes globais de melhores práticas. O uso de referências de boas práticas ajuda a injetar novas idéias e a definir as metas desafiadoras necessárias para permanecer competitivo e aumentar as margens.

No nível operacional, a transparência do preço unitário é uma metodologia popular. Esse método detalha o custo unitário dos processos e produtos em relação aos dados históricos e de orçamento de cada projeto ou produto de desenvolvimento. 

Acertando

Por fim, a pesquisa e imposição de uma abordagem holística. “Quanto melhor uma organização estiver em todas as seis dimensões, maior a probabilidade de obter sucesso na otimização de custos. Da mesma forma, ficar aquém de uma área pode limitar o sucesso geral. Como um motor, o corte de custos é um sistema que precisa de todos os componentes que trabalhem da melhor maneira para oferecer os melhores resultados. ”