Você sabia que o jornalismo também pode ser uma estratégia de marketing? Uma coisa é certa: o meio jornalístico está sempre precisando de notícias. Dessa forma, os jornalistas ficam de olho para encontrá-las e se sua empresa consegue fornecer informações na forma de bons releases e artigos isso pode render uma boa publicidade gratuita.
É claro que não é tão fácil quanto parece. Como são inúmeras informações disputando espaço todos os dias, sua empresa vai ter que fazer valer as suas. Para que um jornalista se interesse é necessário ter uma boa história para contar e, além disso, investir em um bom relacionamento de mão dupla com as mídias que fizerem mais sentido para o seu negócio. Preocupando-se em ajudá-los também e enviando o tipo certo de conteúdo, são grandes a chances de estar constantemente sendo publicado.
Na hora de produzir essas informações, o ideal é reunir um profissional especializado em comunicação com pessoas que tenham muito conhecimento interno sobre sua empresa. Se não for possível ter uma própria equipe de comunicação, é necessário manter a agência que for contratada o mais próximo possível do cotidiano de seu negócio. Apenas se souber direito o que está acontecendo é que o profissional responsável conseguirá encontrar as notícias.
Não sabe por onde começar na hora de pensar em que tipo de informação deve aparecer nessas notícias? Explicações sobre novos produtos/serviços, atualizações sobre a trajetória da empresa e notícias sobre promoções são sempre bons gatilhos! O importante é garantir que o release traga as informações necessárias e seja direto, mas também interessante e atice a curiosidade: primeiramente do jornalista que deve ser convencido a publicá-lo e, depois, do público que entrará em contato com a notícia. Um release deve sempre conter ao menos uma boa imagem, regular entre 500 e 2000 palavras e fornecer um bom serviço, com informações objetivas e formas de contato.