Como personalizar estrategicamente o seu site

Podemos dizer que a personalização é o cerne de tudo o que estamos conversando sobre a criação de um e-commerce para o seu negócio. É por meio do processo de personalização que o sites podem apresentar aos visitantes, por exemplo, informações específicas e selecionadas. Como isso acontece?

O sistema de personalização estratégica coleta informações pessoas dos indivíduos que acessam o site, dessa forma exibindo para eles o que eles possivelmente procurariam. É uma ferramenta poderosa que faz com que os clientes consigam achar e acessar mais rápido o conteúdo que lhes interessam, de forma que se sintam mais bem atendidos e confortáveis ao utilizarem o site.

Essa coleta de informações pode acontecer de duas maneiras, sendo uma delas mais manual: o cliente preencheria, usualmente em seu primeiro acesso, um perfil pessoal, informando à empresa o tipo de produto que lhe interessa. A outra maneira, que vem sendo cada vez mais usual atualmente, é a utilização de um software que rastreia os movimentos do cliente no site, percebendo em quais produtos/serviços ele costuma clicar e portanto criando uma maneira de reapresentar o site para ele das próximas vezes, de acordo com o que ele mais procura.

Parece muito simples, mas cuidados devem ser tomados e objetivos devem ser traçados, como em todas as estratégias. Defina bem para sua empresa e sua equipe quais as vantagens que a personalização deve trazer, tanto para o seu negócio quanto para os clientes. Entenda e defina também onde deve ser utilizada a personalização e quais são os limites. Se é tudo muito mastigado, o cliente pode sentir que está perdendo alguma coisa e a empresa, com isso, perde até a chance de mostrar algo diferente que pode impressionar o comprador.

É de suma importância também desenvolver uma sólida política de privacidade. Essas informações deixadas pelos clientes em seu site devem ser usadas apenas com o intuito de pesquisas internas e personalização, sem jamais serem vendidas e/ou utilizadas para marketing externo. Garanta segurança e privacidade aos seus usuários, através de procedimentos adequados.